11 ERROS A EVITAR NUM NOVO WEBSITE | SITEMAP 47

O “SiteMap – um guia para o marketing digital” é uma rubrica semanal da agência TRIGGER na MAIS OESTE RÁDIO. No nosso blogue pode ouvir e subscrever o Podcast ou ler a transcrição de cada programa. 


SITEMAP, PROGRAMA 47

Na criação de um website, é fácil esquecer dois ou três elementos essenciais que fazem a diferença no sucesso desse website. Entre esquecer os utilizadores mobile, a optimização para motores de pesquisa e os conteúdos de qualidade, analisamos os diferentes erros possíveis num novo website e como evitá-los.

TRANSCRIÇÃO INTEGRAL:

Olá e sejam bem-vindos a mais um SiteMap, o seu guia para o marketing digital. Nos próximos 4 programas vamos enumerar um conjunto de erros muito comuns em 4 áreas de intervenção do marketing digital, nomeadamente:

  • No Website
  • No Ecommerce
  • Na Optimização para Motores de Pesquisa
  • Na Gestão de Redes Sociais

Hoje dedicamo-nos ao primeiro. Aqui ficam então 11 erros a evitar no design e desenvolvimento de um novo website.

1. OPTAR POR UM SITE ESTÁTICO

Please don’t! Mesmo que encare o site apenas como uma montra, ter um gestor de conteúdos permite-lhe atualizá-la quando necessitar. Os sites estáticos são uma coisa do passado, não fazem nenhum sentido em 2016.

2. ESQUECER OS UTILIZADORES MOBILE

O número de utilizadores que usam smartphones para aceder à Internet cresce de forma acelerada ano após ano; não pode simplesmente ignorá-los. Uma empresa que não tenha um site mobile-friendly deve pensar seriamente em mudar isso… é um daqueles objectivos para ontem. Porque hoje já ninguém aceita ter de andar a fazer zoom no smartphone para conseguir perceber os conteúdos.

3. ESQUECER A OPTIMIZAÇÃO PARA MOTORES DE PESQUISA (SEO)

O site pode ser excelente, mas se ninguém o encontra de que vale isso? Recorra ao SEO para melhorar o posicionamento nas pesquisas orgânicas e obter mais tráfego.

4. FORNECER UMA MÁ EXPERIÊNCIA DE UTILIZAÇÃO

Os sites devem ser simples, carregar rapidamente, ter uma navegação intuitiva e as áreas mais importantes devem ser de acesso imediato. Um utilizador não deve ser obrigado a esperar ou a pensar para conseguir realizar uma determinada tarefa… ninguém tem tempo a perder.

5. MAUS CONTEÚDOS

Desactualizados, com erros ortográficos, copiados de outros locais, sem relevância para utilizador, não adequados às características especificas da leitura online…. Há de tudo. Conteúdos de qualidade e actualizações frequentes são essenciais em qualquer website. Sempre que possível, o ideal é contratar um web copywriter para essa tarefa.

6. NÃO INCLUIR UM CAMPO DE PESQUISA

Quanto maior for o site mais ele se justifica como forma de aceder rapidamente às áreas desejadas.

7. NÃO INSTALAR O GOOGLE ANALYTICS

É uma ferramenta essencial que fornece informação estatística sobre o perfil dos utilizadores que visitam o site e o que fazem nele, permitindo-lhe saber, por exemplo, o número de visitantes, a duração média de uma visita, as páginas mais e menos visitadas, as páginas de abandono e muito mais… informação importantíssima que lhe permite compreender melhor o seu público-alvo e optimizar o site para melhorar os resultados.

8. NÃO POSSUIR UMA POLÍTICA DE PRIVACIDADES E COOKIES

Atenção, é obrigatória.

9. NÃO FACILITAR O ACESSO AOS CONTACTOS

O telefone e email devem ser facilmente acessíveis a partir de qualquer página e, de preferência, devem estar visíveis na Homepage.

10. FALTA DE LIGAÇÃO À HOMEPAGE

Esteja o utilizador onde estiver, deve poder aceder à página inicial com um único clique. O logótipo deve ter sempre um link para a Homepage.

11. FALTA DE MANUTENÇÃO TÉCNICA

Por razões de segurança e para garantir um funcionamento perfeito e evitar bugs, não pode negligenciar este aspecto ou pode vir a ter surpresas bastante desagradáveis.

Por hoje é tudo, voltamos para a semana com 11 erros comuns no Ecommerce. Contamos consigo desse lado. Ate lá, boa semana e bons negócios!

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