6 RAZÕES PARA A SUA EMPRESA TER UM BLOGUE | SITEMAP 42

O “SiteMap – um guia para o marketing digital” é uma rubrica semanal da agência TRIGGER na MAIS OESTE RÁDIO. No nosso blogue pode ouvir e subscrever o Podcast ou ler a transcrição de cada programa. 


SITEMAP, PROGRAMA 42

Fazer ou não um blogue? Eis a questão. Respondemos-lhe com os benefícios que um blogue pode trazer à sua marca e o seu papel no mix de marketing digital das empresas.

TRANSCRIÇÃO INTEGRAL:

Olá a todos e sejam bem-vindos a mais um SiteMap, hoje dedicado ao blogging. Superada a pequena crise provocada pelo aparecimento das redes sociais, nos últimos anos a utilização de blogues regressou em força devido à crescente importância do marketing de conteúdos em associação com o SEO – Optimização para Motores de Pesquisa. Fará então sentido incluir o blogging no mix de marketing digital das empresas? A nossa resposta é um rotundo sim e, de preferência, o blogue deve ser incluído no próprio site e não num domínio separado. Aqui ficam 6 razões para as empresas adoptarem o blogging:

 

1. AUMENTAR O NÚMERO DE PÁGINAS

Um website sem tráfego é como uma montra no meio do deserto. Sem visitantes no site as empresas não conseguem captar manifestações de interesse (leads) e dificilmente podem angariar novos clientes e aumentar as vendas. Ter um blogue no website e publicar artigos regularmente aumenta o número de páginas existentes e, consequentemente, o número de páginas indexadas pelos motores de pesquisa. Cada artigo é mais uma página, mais uma oportunidade para o site ser encontrado.

 2. MANUTENÇÃO DE CONTEÚDOS ACTUALIZADOS

Sem haver motivos para isso, não se justifica actualizar frequentemente a página about de um site ou as páginas de produtos e serviços, por exemplo, caso estes se mantenham inalterados. Parece uma constatação lógica, mas traz um problema: os motores de pesquisa não gostam de sites parados. Como resolver este dilema? Incorporando um blogue dentro do website, que funciona como um espaço próprio para actualizações regulares de conteúdos.

3. MELHORAR O POSICIONAMENTO DO SITE NAS PESQUISAS

Ao aumentarem o número de páginas e a frequência de actualização através do blogging, as empresas podem melhorar o posicionamento do site para as pesquisas relacionadas com o seu negócio. E não apenas para as palavras com grande volume de pesquisa. Podem, por exemplo, elaborar artigos para as chamadas long tail keywords, ou seja, para as pesquisas compostas por mais palavras e que por isso têm menos volume de pesquisa – mas que resultam mais específicas e com maior potencial de conversão.

4. AUMENTAR A EXPOSIÇÃO DA EMPRESA

Este quarto ponto resultará não apenas dos benefícios do blogging para SEO, que contribuem para melhorar o posicionamento nos resultados das pesquisas orgânicas, mas também da disseminação dos conteúdos publicados no blogue se a publicação dos posts for acompanhada da partilha dos mesmos nas redes sociais. Se o fizerem as empresas vão conseguir alcançar um público ainda mais vasto.

5. GANHAR REPUTAÇÃO E CONFIANÇA

Se o blogue da empresa tiver qualidade, for actualizado frequentemente e os posts forem disseminados online e forem úteis ao público-alvo, este vai reconhecer o valor da empresa que os publica e percepcioná-la como uma autoridade na área de negócio em que intervém. Ou seja, conteúdos de qualidade geram confiança, um activo fundamental para o sucesso de qualquer negócio e uma mais-valia competitiva.

6. AUMENTAR OS LEADS E AS CONVERSÕES

Leads são manifestações de interesse nos produtos ou serviços de uma empresa e elas tendem a aumentar com o aumento da sua exposição, do consequente crescimento do número de visitas e da reputação conquistada pela empresa com os artigos produzidos. E, claro, mais manifestações de interesse significam mais oportunidades para gerar negócio.

E com este ponto chegamos ao fim de mais um SiteMap, esperando ter convencido todos os empresários e empreendedores da importância do blogging. Voltamos para a semana, até lá, bons negócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.