7 vantagens do Remarketing e um (potencial) inconveniente | SiteMap 23

Depois de explicarmos o que é e como funciona o remarketing no último programa, hoje destacamos 7 das principais vantagens desta tática de marketing digital. E também um inconveniente a evitar.
TRANSCRIÇÃO INTEGRAL:

Olá e sejam bem-vindos a mais um siteMap, o vosso guia para o marketing digital.

Dedicámos o nosso último programa a explicar o que é o remarketing e como funciona. Hoje apresentamos-lhe os argumentos que justificam o investimento das empresas em campanhas de remarketing. Quer saber se é pertinente integrar esta tática de publicidade online no seu marketing mix? Fique então a par de 7 das vantagens do remarketing/retargeting… e também de um potencial perigo.

REMARKETING: 7 GRANDES VANTAGENS… E UM PERIGO A EVITAR
1. Relevância

A primeira vantagem é a relevância. Através do remarketing consegue chegar aos utilizadores no momento mais propício e com o anúncio certo. Porquê? Porque quem vê os anúncios já visitou anteriormente o seu website ou app e revelou interesse pelos produtos ou serviços – ou seja, corretamente implementada a campanha enriquecerá a experiência de navegação do utilizador.

2. Mais oportunidades de negócio

Uma segunda vantagem é que as campanhas de remarketing oferecem às empresas novas oportunidades para fazerem negócio ao conduzirem os potenciais consumidores de volta ao seu website ou loja online. Que tal criar uma lista de remarketing para carrinhos de compra abandonados, por exemplo? Faz sentido, não?

3. Copy personalizado

O aumento da relevância dos anúncios deriva também de uma terceira vantagem: a possibilidade de personalizar o copy – se estiver a anunciar apenas a quem visitou uma determinada página de produto do website, o anúncio pode ser construído como um incentivo adicional à compra e incorporar a familiaridade do consumidor com o produto.

4. Melhores taxas de clique

Os pontos anteriores permitem perspetivar uma quarta vantagem que é confirmada pelos números das campanhas: os anúncios de remarketing/retargeting apresentam taxas de clique superiores aos das campanhas de display.

5. Taxas de conversão superiores

Para além da taxa de cliques, as campanhas de remarketing apresentam também melhores taxas de conversão porque o potencial cliente está numa fase mais avançada do processo de compra – já não se trata de dar a conhecer um produto ou serviço mas sim de acrescentar argumentos para a sua aquisição.

6. Retorno superior

Como consequência das taxas de clique e de conversão superiores, as campanhas de remarketing apresentam um melhor Retorno do Investimento (ROI), a sexta vantagem desta lista.

7. Complementaridade

Em sétimo lugar destacamos o facto do remarketing funcionar muito bem em complementaridade com outras táticas de marketing digital, por exemplo com os anúncios de texto da rede de pesquisa do Google Adwords, que podem ser usados para conseguir o primeiro clique que faz incluir o utilizador na lista de remarketing.

E QUAL O PERIGO A EVITAR?

Como vimos, as campanhas de remarketing são mais eficazes e mais baratas que os banners tradicionais. Se quiser pode anunciar apenas para algumas centenas de pessoas que já demonstraram interesse no que tem para lhes propor, o que reduz os custos das campanhas e aumenta a possibilidade de conseguir uma lead ou uma venda.

Mas existe um pormenor extremamente importante: é que para além de todas as suas vantagens o remarketing pode ter um enorme inconveniente – ninguém gosta de sentir-se perseguido. É fundamental saber como configurar a campanha corretamente para evitar massacrar os utilizadores, caso contrário a campanha corre o risco de ser contraproducente e negativa para a reputação de uma marca ou empresa.

E com esta nota nos despedimos neste SiteMap. No próximo programa vamos falar de marketing de afiliados. Até lá, boa semana e bons negócios!