Para o Facebook a mudança é a regra. Depois do redesenho da News Feed iniciado em março, desta vez são os anúncios da coluna lateral que ganharam um novo formato.
QUAIS AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS
A principal diferença pode ser observada na imagem acima e é fácil de resumir: a imagem é muito maior. Daqui resulta uma consequência inevitável: a quantidade de anúncios visíveis na barra lateral vai ser consideravelmente reduzida. Obviamente, isso tem outras repercussões, mas já lá vamos.
Outra das diferenças é que a regra dos 20% passa a aplicar-se também nestes anúncios e não só nos da News Feed, ou seja, a imagem escolhida não poderá conter mais de 20% de texto, caso contrário os anúncios não serão apresentados. Esta regra entra em vigor nos anúncios da barra lateral que sejam criados a partir de 1 de agosto e um mês depois será aplicada retroativamente, pelo que será necessário atualizar os anúncios antigos.
QUAL A VANTAGEM PARA OS ANUNCIANTES
Segundo o próprio Facebook, os testes aos novos anúncios revelaram um grau de engagement muito maior em relação aos anteriores , o que realmente parece confirmar-se. De facto, os utilizadores do Facebook parecem preferir claramente o novo formato e estão mais predispostos a clicar nos anúncios.
Uma segunda vantagem está relacionada com a criação dos anúncios. Com o novo modelo, os anúncios passam a ter o mesmo aspect ratio independentemente de serem mostrados na News Feed de um computador, na News Feed Mobile ou na barra lateral. Daqui resulta que uma mesma imagem pode agora ser apresentada nos diferentes locais com dimensões distintas mas mantendo a proporcionalidade intacta.
ENTÃO E O PREÇO, APOSTO QUE SUBIU
Como os anúncios são maiores e passam a existir em menor quantidade, a competição entre anunciantes aumenta, o que obviamente faz aumentar os preços, embora de forma diferenciada para os diferentes modalidades de pagamento. Convém, contudo, evitar retirar conclusões precipitadas porque, a confirmar-se a maior eficácia dos novos anúncios, a relação custo-benefício da publicidade na barra lateral do Facebook até pode vir a melhorar.
O que é inevitável, no entanto, é a redução da diferença de preço entre os anúncios mostrados na News Feed e os anúncios da barra lateral, que costumavam ser significativamente mais baratos.
COMO AUMENTAR O RETORNO DO INVESTIMENTO
Esta mudança vem reforçar uma vez mais a importância da otimização da performance da publicidade no Facebook. Para maximizar os resultados e diminuir os custos não basta fazer boost num post – modalidade inteligentemente disponibilizada pelo Facebook para anunciantes menos experientes mas que é muito pouco flexível.
Para maximizar os resultados dos anúncios de Facebook diminuindo os respetivos custos é necessário:
- Criar anúncios de qualidade
- Realizar testes
- Segmentar os destinatários de forma rigorosa
- Selecionar as modalidades de pagamento adequadas
- Analisar os resultados com o foco nas métricas adequadas
Se pretende utilizar a publicidade no Facebook para promover a sua empresa de uma forma profissional não podemos deixar de recomendar-lhe o nosso serviço de publicidade nas redes sociais. Já experimentou os novos anúncios da barra lateral? Quais as primeiras impressões?