Uma conversa recente com um amigo empresário reforçou-nos a ideia de que para muitos gestores o marketing digital é ainda e apenas ter um site. O site é fundamental, obviamente, mas não é tudo. A publicidade online, por exemplo, oferece às PME um enorme conjunto de oportunidades – conheça as suas vantagens em relação à publicidade tradicional.
– Já tenho site.
Foi esta a resposta que obtivemos de um amigo empresário à nossa sugestão para apostar no marketing digital, depois de nos contar algumas das dificuldades atuais da sua empresa. Esta identificação exclusiva entre o marketing digital e o site é um erro frequente que importa superar. O marketing digital inclui o site, não é o site.
O site deve funcionar com um hub para o qual se encaminham visitantes recorrendo a diferentes canais e táticas digitais. E uma das melhores formas de o fazer é através da publicidade online, cujas possibilidades nem sempre são conhecidas das empresas. Num próximo artigo abordaremos as especificidades de vários formatos de publicidade online, hoje debruçamo-nos sobre as suas vantagens comparativamente com a publicidade tradicional.
1. ALCANCE
Segundo um estudo da Marktest, quase 6 milhões de portugueses utilizaram a Internet em 2013, tendo visitado uma média de 16 mil páginas e passado 80 minutos a “navegar” por dia.
A Internet está a mudar a forma como as pessoas acedem à informação, entretenimento e produtos/serviços. A pesquisa online pré-compra generalizou-se a produtos de quase todas as categorias e preços. A publicidade online permite às PME alcançar audiências a que dificilmente teriam acesso por outros meios e impactar este consumidor moderno com anúncios relevantes e adequados a diferentes fases do processo de compra.
2. SEGMENTAÇÃO DO PÚBLICO-ALVO
Igualmente ou ainda mais importantes que o alcance são as inúmeras possibilidades de segmentação do público-alvo. Ao contrário da televisão ou da imprensa, a publicidade online permite-lhe escolher com grande precisão o grupo de pessoas a quem quer mostrar os seus anúncios online. Pode segmentar por localização, idade, interesses, comportamentos de pesquisa, etc. Com o Remarketing pode anunciar, por exemplo, apenas às pessoas que abandonaram um carrinho de compras sem finalizar a encomenda. Quanto melhor conhecer o seu público mais eficaz será a sua mensagem.
3. PREÇOS ACESSÍVEIS
À atenção das PME, e perdoem-nos por dizê-lo alto: a PUBLICIDADE ONLINE É BARATA. Nos meios offline paga caro independentemente dos resultados que vier a obter. Online pode escolher entre vários modos de pagamento, designadamente em função da quantidade de visualizações, do nº de cliques ou de outras acções, o que significa que o preço da publicidade está diretamente associado à performance dos anúncios, à relação entre objetivos e resultados; por isso, obtém uma melhor relação custo-benefício.
4. MEDIÇÃO DE RESULTADOS
A audiência televisiva ou a tiragem de um jornal não permitem saber quantas pessoas realmente viram um determinado anúncio. E, muito menos, se o anúncio desencadeou nelas um processo de compra ou outra reação esperada.
Com a publicidade online consegue medir quase tudo: quantas pessoas viram o seu anúncio, quantas clicaram nele, quantas visitaram o seu site de seguida, o comportamento dos visitantes no seu site e, se tiver loja online, se compraram algum produto. No final da cadeia consegue saber qual o retorno obtido pelo seu investimento em publicidade.
5. AJUSTÁVEL EM TEMPO REAL
Alguma vez imprimiu um flayer com uma gralha? Ou um cartaz? Esqueça o pânico da impressão. Com a publicidade digital está sempre a tempo de fazer alterações, não só para corrigir eventuais lapsos mas, sobretudo, para ir afinando a sua estratégia de publicidade e os seus anúncios à medida que vai analisando os resultados (ou a falta deles). E tudo isto em tempo real – as alterações que efetuar entram em vigor imediatamente e isso dá-lhe uma flexibilidade sem precedentes.
6. TESTES E EXPERIÊNCIAS
Imagine que está indeciso entre dois anúncios em tudo idênticos mas com uma cor de fundo diferente ou em que apenas muda um slogan. Qual deles escolher? O ideal seria saber antecipadamente qual resulta melhor, certo? Felizmente, a publicidade online permite-lhe fazer exatamente isso. Basta-lhe ativar as duas versões por um tempo limitado e ver qual deles é mais eficaz. E, obviamente, enquanto estiver a fazer testes e experiências pode definir um pequeno orçamento de campanha e proceder a eventuais afinações antes de investir em maior escala.
EM SÍNTESE:
A publicidade online permite às empresas combinar um grande alcance com a segmentação precisa do público-alvo, apresenta uma ótima relação custo-benefício e pode ser medida e otimizada em tempo real, o que contribui para ganhos de eficácia. Com a publicidade online obtém visibilidade, engagement e encaminha públicos muito qualificados (potencialmente interessados nos seus produtos ou serviços) para o website, podendo influenciar todas as etapas do processo de tomada de decisão do consumidor moderno. Não é sem motivo que a publicidade digital foi a única a crescer nos últimos anos, tendo quadruplicado o seu valor.
E a sua empresa, já está a aproveitar as oportunidades da publicidade online?