Um bom website é um site que gera negócio. Period. Para o conseguir, há aspetos importantes que não pode dispensar. Conheça alguns deles.
Podcast: Play in new window | Download
TRANSCRIÇÃO INTEGRAL:
Sejam bem-vindos a mais um SiteMap, a vossa rubrica semanal sobre marketing digital.
Frequentemente, somos contactados na agência por clientes que têm um novo website e pretendem saber como podemos ajudá-los com o marketing digital. O problema é que quando analisamos o site, frequentemente ele deixa muito a desejar e condiciona fortemente as opções estratégicas.
Já o dissemos anteriormente mas reforçamos a ideia: o website também é marketing digital, trata-se de uma das suas componentes fundamentais. Se tem como objetivo monetizar a sua presença digital e manter todas as possibilidades em aberto, só podemos sugerir-lhe que confie o desenvolvimento do website a uma agência de marketing digital. Por dois motivos essenciais:
- Uma agência não se limita a “fazer-lhe um site”. Vai pensá-lo numa perspetiva de marketing e vendas tornando-o uma ferramenta para a obtenção de resultados. Vai estudar o seu negócio, identificar os objetivos a alcançar e o público-alvo a atingir. Só depois avançará com a estrutura, design, copywriting, SEO, analítica web etc.
- Numa agência há o know how e a experiência necessários para satisfazer todas estas necessidades e para antecipar os passos seguintes de uma estratégia digital. Ou seja, o seu site não vai limitar-lhe as opções futuras.
Um bom website é um site que gera negócio. Period. Para o conseguir, há aspetos importantes que não pode dispensar. Conheça alguns deles:
1. Usabilidade de excelência
Ninguém tem tempo nem paciência, se o site for confuso o utilizador muda-se para a concorrência. É tão simples quanto isso.
2. Design responsivo
Que se ajusta à visualização nos smartphones e tablets. Se precisa de um site novo ele só pode ser responsivo. E se o seu site atual ainda não é, deve pensar seriamente em criar um novo, especialmente agora que os sites “mobile friendly” passaram a ser privilegiados pelo Google.
3. SEO (Otimização para Motores de Pesquisa)
Encontrar um site não otimizado para as pesquisas é tão difícil quanto encontrar um agulha no palheiro. Para evitar isso, precisa de uma estratégia de SEO. Trata-se de um dos investimentos com maior recompensa.
4. Bom copywriting
Escrever para a Web é diferente. Na Internet as pessoas seguem um padrão de leitura em F, procurando o máximo de informação no menor espaço de tempo. O copy deve ser claro, criativo (mas sem excessos) e persuasivo.
5. Conteúdos de qualidade
Um site parado é um cadáver a prazo. Os utilizadores querem conteúdos de qualidade e atualizações frequentes. E o Google também. Os sites estáticos já eram.
6. Analítica Web
Para saber quem são e como se comportam os visitantes no seu site, precisa do Google Analytics instalado e corretamente configurado – isso vai permitir-lhe otimizar o desempenho e aumentar o retorno.
E por hoje é tudo, voltamos para a semana com mais um link sobre marketing digital.
Até lá, bons negócios!