Publicidade Display – uma introdução | SiteMap 21

(…) a tecnologia evoluiu e os banners reinventaram-se, tornando-se mais eficazes. E nos últimos anos o seu uso voltou a aumentar, sobretudo devido à multiplicação das opções de segmentação dos destinatários.
TRANSCRIÇÃO INTEGRAL:

Olá e sejam bem-vindos a mais um SiteMap, o vosso guia para o marketing digital.

O programa de hoje é o primeiro sobre publicidade display, que nos vai levar dos banners ao marketing de afiliados, passando também pelo remarketing. Mas comecemos por explicar em que consiste exatamente o display.

O QUE É A PUBLICIDADE DISPLAY

A “publicidade display” é a colocação de anúncios gráficos em sites que se considera serem visitados pelo público-alvo a impactar. Estes anúncios, também conhecidos como banners, podem ser estáticos ou interativos e incluir uma combinação de imagens, texto e/ou vídeo tendo como objetivo conseguir que o utilizador os clique e, depois de o fazer, realize uma ação pretendida pelo anunciante, por exemplo comprar um produto, preencher um formulário etc.

O primeiro banner data de 1994 e obteve uns extraordinários 78% de taxa de cliques. Impressionante, não? Nos anos seguintes contudo, a escassa relevância dos banners para os utilizadores e a sua massificação geraram um fenómeno conhecido como banner blindness – ou seja, os anúncios estão lá mas as pessoas nem os veem.

A EVOLUÇÃO DO VELHINHOS BANNERS

Entretanto, a tecnologia evoluiu e os banners reinventaram-se, tornando-se mais eficazes. E nos últimos anos o seu uso voltou a aumentar, sobretudo devido à multiplicação das opções de segmentação dos destinatários. Hoje, os anúncios podem ser mostrados apenas a uma determinada geografia, a uma determinada faixa etária, exclusivamente em sites que contêm afinidade temática com os produtos ou serviços anunciados e a pessoas com comportamentos de pesquisa e interesses específicos e relevantes.

Ainda mas inovadora e eficaz é a publicidade display através do remarketing, em que os anúncios são exibidos apenas às pessoas que visitaram o site do anunciante anteriormente, procurando trazê-las de volta para finalizarem uma compra que deixaram a meio, por exemplo. Mas ao remarketing dedicaremos o programa da próxima semana.

QUANDO OPTAR PELOS BANNERS E QUAIS OS SEUS BENEFÍCIOS

Por hoje e para finalizar, uma última nota sobre o uso dos banners pelas empresas. Um dos aspetos que temos salientado frequentemente no SiteMap é que no marketing digital a seleção dos canais ou táticas deve ser realizada em função dos objetivos a atingir, por um lado, e da fase do processo de compra em que o consumidor se encontra, por outro. Ora, o display é particularmente interessante quando o objetivo é branding, ou seja, para dar a conhecer uma marca, produto ou serviço.

Mas para que os anúncios não se limitem a interromper a experiência do utilizador é necessário ser criativo no copy, ter boas imagens e fazer uma segmentação adequada do público-alvo. E atenção, os cliques não são tudo: as taxas de clique dos banners são baixas mas as repetidas impressões dos anúncios conferem uma grande visibilidade às empresas, o que aumenta a sua familiaridade e produz resultados complementares como o aumento do volume de pesquisas pela marca e de cliques nos anúncios da rede de pesquisa do Google Adwords, de que falámos nas últimas semanas.

Por hoje ficamos por aqui, no próximo programa vamos falar de anúncios que perseguem os utilizadores pela Internet. Sim, é isso mesmo. Até lá, boa semana e bons negócios!