Remarketing – anúncios que nos perseguem pela Internet | SiteMap 22

Já alguma vez sentiu que há um determinado anúncio a persegui-lo ou persegui-la pela Internet? Pois bem, deixe-nos assegurar-lhe desde já que a sua sanidade mental se mantém intacta e que a verdade é mesmo essa: tem um anúncio no seu encalço e ele não vai desistir de si facilmente.
TRANSCRIÇÃO INTEGRAL:

Olá e sejam bem-vindos a mais um siteMap, o vosso guia para o marketing digital.

No último programa começámos a falar de publicidade display, designadamente de banners, os anúncios estáticos ou animados compostos por imagens, texto e/ou vídeo que vemos todos os dias nas páginas web. Hoje vamos continuar a falar de display, mas agora de uma raça bastante distinta.

Como prometido, este programa é dedicado ao Remarketing, também conhecido como Retargeting. Já alguma vez sentiu que há um determinado anúncio a persegui-lo ou persegui-la pela Internet? Pois bem, deixe-nos assegurar-lhe desde já que a sua sanidade mental se mantém intacta e que a verdade é mesmo essa: tem um anúncio no seu encalço e ele não vai desistir de si facilmente. É isto o remarketing.

COMO FUNCIONA O REMARKETING

Anúncios que perseguem as pessoas? Sim, exatamente, mas não uma pessoa qualquer. Se anda a ver por todo o lado o anúncio a um curso da empresa X, por exemplo, é porque passou pelo site da empresa antes; se não para de ver aquele par de sapatos da marca Z é porque andou pelo site da marca à procura de uns sapatos. Provavelmente andou mesmo a ver aqueles sapatos ou aquele curso em particular porque as campanhas de remarketing podem abranger todos os visitantes de um website ou apenas os que estiveram em páginas selecionadas pelo anunciante.

Como é que isto é possível?! Na verdade, é bastante simples. Certamente já reparou na informação sobre Cookies quando entra num website pela primeira vez. Sim, aquele aviso que nem sequer lê, limitando-se a clicar ok, em autorizo ou em entendi. Pois são precisamente os cookies que tornam o remarketing possível.

O QUE SÃO OS COOKIES

Um cookie é um ficheiro que é alojado no seu computador quando visita um site e a partir desse momento o seu destino fica traçado: passa a integrar uma lista de utilizadores a quem os anúncios de remarketing serão exibidos, isto caso a empresa tenha alguma campanha a decorrer.

Mas não se preocupe. A coisa não vai durar para sempre – os cookies têm um prazo de validade; se estiver definido para 30 dias, por exemplo, eles são eliminados automaticamente depois desse período e deixa imediatamente de fazer parte da lista de pessoas a quem apresentar os anúncios. A não ser que volte a visitar o site.

E também não tem de preocupar-se com a sua privacidade: a informação recolhida através de cookies é anónima, ninguém vai saber o seu nome, idade etc… só se fornecer estes dados preenchendo algum formulário.

REMARKETING: MAIS OPORTUNIDADES PARA FAZER NEGÓCIO

As motivações para um anunciante fazer remarketing são bastante óbvias. Essencialmente, trata-se de uma forma de trazer os utilizadores de volta ao site e ter uma (ou várias) novas oportunidades para conseguir uma lead ou vender um produto. Como já houve uma visita prévia ao website, os anúncios vão parecer familiares e serão mais relevantes que a maioria dos banners porque são muito mais segmentados.

Mas os muitos benefícios de fazer remarketing ou retargeting ficam para o próximo programa. Entretanto, se quiser colocar-nos alguma questão ou esclarecer alguma dúvida pode contactar-nos através do email sitemapfm@gmail.com. E já agora uma dica: se quiser deixar de ver os anúncios de remarketing tem uma solução simples: basta-lhe limpar os cookies do seu browser. Mas não diga a ninguém, que nós na TRIGGER vivemos destas coisas.

Por hoje é tudo, até para a semana e bons negócios!