No segundo programa de “Qual a melhor rede social para a sua empresa?”, falamos do Twitter, LinkedIn e Google+ e das razões para escolher, ou não, estas redes sociais para a sua empresa.
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TRANSCRIÇÃO INTEGRAL:
Olá a todos! Estamos de volta para mais um SiteMap, o guia das empresas para o marketing digital. No programa anterior, enumerámos algumas das questões prévias a que as empresas devem responder ao selecionar a rede ou redes sociais em que fará sentido estarem presentes. Também apresentámos de forma sucinta as principais características, vantagens e desvantagens do Facebook – a maior e mais poderosa das redes sociais. Hoje fazemos o mesmo para o Twitter, LinkedIn e Google+.
TWITTER – VELOCIDADE E INFLUÊNCIA
É a rede de microblogging, conhecida pelos seus posts com o máximo de 140 caracteres, por proporcionar conversas em tempo real e pelas hashtags (#) para organizar e procurar conteúdos – que, entretanto, foram adotadas por outras redes. Possui cerca de 320 milhões de utilizadores mensalmente ativos.
VANTAGENS DO TWITTER
- Imediatez
- É excelente para disseminar updates, novidades e conteúdos publicados noutras redes sociais ou no blogue
- É o habitat natural de jornalistas, information junkies e outros influenciadores. O que também o torna bom para Online Public Relations
DESVANTAGENS
- Exigente ao nível da frequência de publicação – são necessários vários tweets por dia para criar impacto
- Publicidade limitada a parceiros preferenciais
Escolha o Twitter se: pretender disseminar conteúdo, obter ou fornecer feedback rapidamente ou alcançar influenciadores.
LINKEDIN – CHEGAR AOS DECISORES
Trata-se de uma rede essencialmente profissional e corporate, com cerca de 400 milhões de utilizadores, útil para publicar conteúdos de qualidade com a perspetiva de afirmar e/ou construir uma reputação de liderança junto dos decisores e, consequentemente, útil para a captação de leads.
VANTAGENS DO LINKEDIN
- Muito frequentado por executivos
- Bom numa perspetiva Business to Business (B2B)
- Boa segmentação da publicidade
DESVANTAGENS
- Melhor para promover conteúdos do que para gerar interação
- Publicidade muito cara
Escolha o LinkedIn se: trabalha em setores B2B de grande especialização e pretende impressionar os seus potenciais clientes – ideal para obter uma vantagem competitiva no momento em que estes tomam uma decisão de compra ou contratação.
GOOGLE+ – THE WALKING DEAD… OR MAYBE NOT
Segundo um extenso estudo cujas conclusões não foram desmentidas, apenas 4 a 6 milhões de utilizadores usam o Google+ regularmente, o que faz dele um morto vivo apesar da existência de mais de 2 mil milhões de perfis. Daqui se conclui o seguinte: se procura uma rede social para criar uma comunidade, procure noutro lado.
VANTAGENS DO GOOGLE+
- Devido à integração com a pesquisa e com o Google Maps, o Google+ é muito relevante para SEO, ou seja, para promover a visibilidade das empresas no ranking das pesquisas
DESVANTAGENS
- Escassíssimo número de utilizadores ativos
Escolha o Google+ se: pretender ganhar mais uns pontos numa perspetiva de otimização para motores de pesquisa.
E por hoje é tudo. No terceiro e último programa desta série, vamos falar do Instagram, do Pinterest e do Youtube – quais as vantagens e desvantagens de cada uma destas redes sociais? Descubra no próximo programa. Até lá, boa semana e bons negócios!