Neste SiteMap, explicamos tudo o que deve e não deve fazer numa boa campanha de email marketing, para garantir que os seus emails são do interesse da audiência e que cumprem os objetivos.
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TRANSCRIÇÃO INTEGRAL:
Olá a todos, estamos de volta para mais uma entrada do SiteMap, o seu guia para o marketing digital. Na semana passada, enumerámos os 9 benefícios do Email Marketing que fazem dele uma tática de marketing digital tão importante. No programa de hoje, vamos falar das condições que necessita para criar campanhas de email eficazes.
EMAIL MARKETING VS SPAM
Um email eficaz reúne pelo menos 4 condições:
- Chega à Inbox do destinatário
- É aberto
- É lido e compreendido
- Provoca uma ação (uma resposta, um clique num link, uma compra, etc.)
Nenhuma empresa espera que todos os destinatários de uma promoção acabem por comprar o produto ou serviço proposto, o nosso ponto 4. Mas os 3 pontos que o precedem e conduzem à possibilidade deste outcome desejado também estão longe de ser garantidos.
Ora, de nada adiantará escrever um bom email se ele nem sequer for aberto. Por isso é importante fazer tudo o que for possível para aumentar as taxas de abertura. Se enviamos emails ou newsletters frequentes para uma mesma base de dados, podemos conseguir que o recetor abra um email chato uma vez, duas com sorte, mas dificilmente teremos uma terceira chance. O mais provável é que a resposta ao terceiro email seja um clique no link de unsubscribe. E isto é se assumirmos que está a enviar emails solicitados e que eles não caem diretamente na caixa de SPAM sem que o destinatário tenha sequer chegado a vê-los.
ENTÃO, QUAIS SÃO AS CONDIÇÕES PARA CAMPANHAS DE EMAIL MARKETING BEM-SUCEDIDAS?
Uma estratégia de email marketing eficaz implica qualidade consistente nos emails enviados, de forma a garantir que eles são sempre ou quase sempre úteis e relevantes para os destinatários. Este aspeto é fundamental. Para o garantir importa:
- Não fazer SPAM, isto é, não enviar emails não solicitados e em massa
- Possuir uma base de dados atualizada e segmentada
- Criar campanhas adaptadas a cada segmento
- Seguir as melhores práticas no que se refere à criação do email/newsletter
- Testar a eficácia do email em função da alteração de uma ou mais variáveis
- Garantir que o email é visualizado corretamente em qualquer dispositivo
Adicionalmente, se for possível incorpore as mais recentes tendências do marketing automation e da segmentação comportamental, que permitirão, por exemplo, enviar um email a quem adicionou um determinado produto a uma wishlist ou propor produtos relacionados a quem acabou de fazer uma compra na loja online, aumentando as possibilidades de up-sell e cross-sell.
Como vimos, entre as condições enunciadas, está a necessidade de seguir boas práticas na criação do email/newsletter e é exatamente sobre isto que falaremos para a semana: sobre a anatomia de um email eficaz, num programa importante para quem pretender não apenas aumentar as taxas de abertura dos emails, mas também as taxas de conversão. Até lá, boa semana e bons negócios!