A Publicidade no Marketing em Redes Sociais
Fazer publicidade em redes sociais como o Facebook oferece-lhe alcance (5 milhões de utilizadores em Portugal, 1 000 milhões no total), visibilidade e segmentação sem precedentes. Mas em cada uma das redes sociais há oportunidades à espreita.
A taxa de penetração do Facebook entre as pessoas que acedem à Internet é superior a 85%. Quer anunciar a pessoas de uma determinada faixa etária e com uma certa profissão? Pode fazê-lo e ainda selecionar a localização, o género e interesses, por exemplo.
BENEFÍCIOS
01
ALCANCEMAIOR IMPACTO
A publicidade nas redes sociais chega a milhões de utilizadores da Internet e mais… com o mobile, os utilizadores estão sempre ligados!
02
EFICÁCIAMAIS SEGMENTAÇÃO
Para maximizar a eficácia, podemos apresentar os anúncios a grupos específicos de pessoas, que correspondem ao perfil do seu público.
03
ACESSIBILIDADEMENOS CUSTOS
Com uma boa segmentação, a publicidade no Facebook, por exemplo, sair-lhe-á a preços que o vão surpreender pela positiva.
04
IMPRESSÕESMAIS RECONHECIMENTO
A visualização dos anúncios gera brand awareness para as marcas, mesmo que os anúncios não cheguem a ser clicados.
05
EXPOSIÇÃOMAIS RETENÇÃO
Os seus anúncios serão vistos várias vezes pela mesma pessoa, o que equivale a uma maior taxa de retenção da informação.
06
CONTACTOMAIS RAPIDEZ
… e flexibilidade na comunicação. Assim, a publicidade nas redes sociais é ótima para divulgar eventos e promoções, por exemplo.
Objetivos da publicidade nas Redes Sociais
Para alcançar estes objetivos existem anúncios de diferentes tipologias que podem conduzir os utilizadores ao seu site, angariar novos fãs ou promover conteúdos (lançamentos, promoções, eventos).
E se o Facebook adquiriu uma relevância extraordinária, há mais redes onde pode anunciar, tudo depende dos seus objetivos. Se os seus clientes são empresas, o Linkedin é ótimo para atingir os decisores no contexto certo. O Twitter é rapidíssimo a disseminar informação e a gerar conversação em redor de um tema. Através da publicidade no Youtube pode explorar o apetite pelos conteúdos vídeo.
O nosso processo e as melhores práticas
O processo da TRIGGER passa por três etapas fundamentais: primeiro, definimos os objetivos das campanhas e segmentamos o público-alvo; numa segunda fase, criamos os anúncios e gerimos o orçamento e modalidades de pagamento; finalmente, testamos, monitorizamos e otimizamos as campanhas.
Todos os passos deste processo são pautados pelas melhores práticas de publicidade nas redes sociais. Apesar da maioria das redes sociais terem começado por ser espaços de socialização e partilha, atualmente são plataformas de negócios para as empresas. Importa então conhecer e seguir as melhores práticas de forma a concretizar os objetivos de marketing digital dos negócios (designadamente objetivos relacionados com o branding, com o reforço da visibilidade, com o envolvimento e angariação de clientes e com a promoção da fidelização).