A Análise no Marketing em Redes Sociais
“O que não pode ser medido não pode ser melhorado”, já dizia Lord Kelvin no Séc XIX. Felizmente, a medição de base cientifica é uma das maiores vantagens do marketing digital comparativamente com o marketing tradicional.
Uma boa análise redes sociais é essencial ao sucesso da gestão de redes sociais e comunidades, melhora a performance da publicidade nas redes sociais e permite ajustar pormenores da estratégia, quando necessário. O serviço de análise de redes sociais da TRIGGER monitoriza, avalia e otimiza a presença das empresas nas redes sociais, contribuindo para mais-valias transversais.
BENEFÍCIOS
01
PERFILMAIS CONHECIMENTO
A análise de redes sociais facilita a identificação de interesses e padrões de consumo, e o aprofundamento do conhecimento sobre a sua audiência.
02
ALVOMAIS ADAPTAÇÃO
Permite-nos também afinar o target, a política de conteúdos e outros elementos essenciais ao sucesso da presença nestas plataformas.
03
PESQUISAMAIS OPORTUNIDADES
Através da análise e comunicação com o público, identificamos novas oportunidades de negócios que, de outra forma, seriam ignoradas.
04
IMAGEMMELHOR COMPREENSÃO
Conseguimos compreender melhor a imagem associada à sua marca e oferta, por exemplo, se esta está a transmitir confiança ao consumidores?
05
OBJETIVOMAIS CONVERSÕES
A análise de redes sociais é útil para alimentar o processo de conversão de fãs/seguidores em clientes, e vice-versa.
06
VALORMELHOR MONETIZAÇÃO
Por fim, levam-nos a um entendimento mais preciso sobre a forma como as redes sociais aportam valor ao negócio.
O que obtém com a análise de redes sociais?
Fará sentido apostar tudo no número de fãs e ignorar outras métricas? Não faz. Na TRIGGER pensamos que a informação mais significativa se obtém utilizando ferramentas complementares e cruzando dados das redes sociais com as métricas do site para perceber, por exemplo, qual o comportamento no site dos utilizadores que chegam a ele através do Facebook. Caso contrário estaríamos a subaproveitar todo o potencial de uma boa análise de redes sociais.
A análise de redes sociais bem conduzida traz inúmeros benefícios para a sua presença digital, como mais informação sobre os destinatários, diretrizes sobre os conteúdos e tom de voz a adotar, feedback sobre potenciais riscos, etc.
Em que consiste a análise de rede sociais?
Uma boa análise redes sociais é essencial ao sucesso da gestão de redes sociais e comunidades. Deve conter objetivos SMART alinhados com o seu plano de marketing, ou seja, objetivos eSpecíficos, Mensuráveis, Atingíveis, Relevantes e limitados no Tempo para os quais são definidos indicadores de performance (KPI´s), métricas ou combinações de métricas que importa medir para avaliar a sua concretização.
A TRIGGER utiliza uma série de ferramentas para fazer esta análise… e uma mente analítica que não se satisfaz com dados superficiais. Assim, evitamos o que Avinash Kaushik designou como métricas de vaidade e obtemos informação valiosa para aperfeiçoar continuamente a performance das páginas/contas dos nossos clientes.