O futuro é mobile, o presente também
O mobile marketing já chegou e veio para ficar. Na verdade, está em franco crescimento e as empresas só têm em ganhar em explorar a publicidade nos aparelhos móveis.
O que torna o mobile marketing especial? Bem, toda gente tem um telemóvel, os smartphones generalizaram-se e os tablets já se vendem mais que os computadores. Além disso, estes aparelhos móveis estão sempre ligados e geram respostas imediatas.
BENEFÍCIOS
01
ALCANCEMAIOR AUDIÊNCIA
Em Portugal há mais telemóveis que pessoas e a tendência de venda de smartphones e tablets é superior à de computadores.
02
UBIQUIDADEMAIS EXPOSIÇÃO
Exposição 24/7: os telemóveis estão sempre ligados e à mão. Olhe à sua volta… não adie a aposta no Mobile Marketing.
03
REAÇÃOMAIS IMEDIATEZ
Quando o telemóvel toca ou vibra, as pessoas vão mesmo ver. O mobile é dos meios de comunicação mais imediatos.
04
RESPOSTAMAIS INTERAÇÃO
Os anúncios mobile oferecem mais possibilidades de interação, por exemplo, permitindo telefonemas para a sua empresa.
05
FUTUROMAIS INOVAÇÃO
A geolocalização, a realidade aumentada, os novos métodos de pagamento e formatos… o Mobile Marketing está sempre a inovar.
06
PROXIMIDADEMAIS DIRETO
Por causa da imediatez e exposição 24/7, é excelente para marketing direto, por exemplo através do SMS Marketing.
Características dos utilizadores mobile
A publicidade online compartilha benefícios com a restante publicidade online: preços acessíveis, opções de segmentação, grande alcance e possibilidades de monitorizar as campanhas e avaliar com precisão o retorno do investimento publicitário. E o mobile marketing apresenta ainda alguns fatores diferenciadores, como a proximidade com os utilizadores e as inúmeras possibilidades de interação.
No entanto, para poder usufruir de todas estas vantagens é essencial conhecer as características dos utilizadores mobile e desenvolver ações adequadas a essas especificidades.
Por exemplo, a publicidade mobile permite-lhe apresentar um anúncio em que basta um clique para telefonarem à sua empresa… ou enviar um SMS às pessoas que se encontram a passear ou às compras na zona do seu negócio, o que pode ser explorado pelas PME de base local.
Opções de Publicidade Mobile
Para aumentar o retorno da publicidade mobile existe um requisito prévio: possuir um site responsive ou um site/aplicação mobile para que possa ser corretamente visualizado em aparelhos móveis.
Se o seu site estiver pronto, pode utilizar no mobile formatos publicitários como os anúncios Google Adwords, os programas de afiliados e a publicidade display (banners) a que se acrescentam outras possibilidades como os banners em formato click to call e os QR codes.
Também no mobile marketing os melhores resultados obtém-se adotando uma estratégia integrada que produza efeitos multiplicadores.