Muitas vezes a primeira reunião com um potencial cliente acaba por ser a ocasião em que a ideia inicial “quero um site” deixa de viver isoladamente e o site passa a ser por ele percecionado da forma como realmente deve ser: como uma peça do puzzle do marketing digital. Uma peça fundamental, note-se.
Podcast: Play in new window | Download
TRANSCRIÇÃO INTEGRAL:
Olá a todos, estamos de volta para mais um SiteMap e hoje abrimos uma nova fase neste vosso guia para o marketing digital.
Iniciámos esta rubrica dando a conhecer e explicando alguns conceitos fundamentais do marketing digital; de seguida, apresentámos as suas diferentes áreas de intervenção; e depois, para cada uma delas, os serviços ou táticas que uma agência de marketing digital pode colocar ao serviço dos objetivos de marketing e vendas das empresas.
Finalizada esta etapa, nos próximos programas vamos tentar fornecer-vos respostas para desafios de marketing digital concretos. Por exemplo: se decidiu fazer uma aposta séria no marketing digital, dizemos-lhe quais os primeiros passos a dar; se precisa de um site novo, dizemos-lhe o que deve ter em conta; se tem como objetivo aumentar o número de visitas, apresentamos-lhe algumas das opções disponíveis; se vai trabalhar com uma agência, damos-lhe algumas dicas para não errar na escolha. E por aqui adiante.
“APOSTAR” NO MARKETING DIGITAL SEM O COMPREENDER
No programa de hoje destacamos o que nos parece ser um dos maiores erros das empresas quando decidem apostar no digital: a ausência de uma estratégia clara. Muitas vezes fazem-no por uma noção difusa de que o “digital é o futuro” – ouvimos esta frase centenas de vezes –, outras pelo que veem os concorrentes a fazer online e outras ainda por um desejo de responder às solicitações dos clientes.
Ou seja, a aposta no marketing digital frequentemente continua a não derivar da compreensão plena da sua importância e de uma análise do negócio e das tendências de mercado, antes surgindo como uma tentativa de resposta e de experimentação algo forçada pelas circunstâncias e que raramente comporta uma visão integrada.
QUESTÕES A QUE IMPORTA SABER RESPONDER
A título de exemplo, uma boa parte das empresas que contactam a TRIGGER começam por nos pedir um website ou loja online. Mas algumas das questões mais importantes ainda não foram equacionadas nesta fase:
- Quais os objetivos a atingir?
- Como captar a atenção dos potenciais clientes?
- O que fazer para atrair visitantes – não, não basta ter um site para isso.
- Qual a estratégia de atualização de conteúdos?
- O que fazer para transformar visitantes em leads ou manifestações de contacto?
- Como maximizar as vendas e o retorno do investimento?
- Quais os indicadores que me permitirão avaliar a performance das ações implementadas?
Encontrar respostas para estas perguntas implica realmente envolver uma agência de marketing digital no processo. Muitas vezes a primeira reunião com um potencial cliente acaba por ser a ocasião em que a ideia inicial “quero um site” deixa de viver isoladamente e o site passa a ser percecionado pelo cliente da forma como realmente deve ser: como uma peça do puzzle do marketing digital. Uma peça fundamental, note-se.
MANTER O FUTURO EM ABERTO
O problema é que muitas vezes as empresas escolhem parceiros que não podem fornecer-lhes este tipo de consultoria porque não têm nem o know how, nem a equipa, nem a perspetiva 360º do marketing digital. Como consequência, é exatamente nesta fase que se cometem erros que condicionam toda a estratégia digital futura, como é o caso do exemplo típico do cliente que acabou de fazer um website e que depois nos procura com o objetivo de o posicionar nos motores de pesquisa. Infelizmente, a maior parte das vezes a forma com o site foi estruturado e desenvolvido condiciona o trabalho que é possível fazer depois.
Mas atenção, não basta trabalhar com uma agência de marketing digital, importa escolher a agência certa. No próximo programa vamos falar sobre isso. Até lá, boa semana a e bons negócios.