A IMPORTÂNCIA DA ESTRATÉGIA NO MARKETING DIGITAL | SITEMAP 34

O “SiteMap – um guia para o marketing digital” é uma rubrica semanal da agência TRIGGER na MAIS OESTE RÁDIO. Pode ouvi-la na rádio todas as segundas-feiras (8:50, 11.05, 12:20 e 17:45, 23.10). No nosso blogue pode ouvir e subscrever o Podcast ou ler a transcrição de cada programa. 


SITEMAP, PROGRAMA 34

Muitas vezes a primeira reunião com um potencial cliente acaba sendo a ocasião em que a ideia inicial “quero um site” deixa de viver isoladamente e o site passa a ser por ele percepcionado da forma como realmente deve ser: como uma peça do puzzle do marketing digital. Uma peça fundamental, note-se.

TRANSCRIÇÃO INTEGRAL:

Olá a todos, estamos de volta para mais um SiteMap e hoje abrimos uma nova fase neste vosso guia para o marketing digital.

Iniciámos esta rubrica dando a conhecer e explicando alguns conceitos fundamentais do marketing digital; de seguida, apresentámos as suas diferentes áreas de intervenção; e depois, para cada uma delas, os serviços ou tácticas que uma agência de marketing digital pode colocar ao serviço dos objectivos de marketing e vendas das empresas.

Finalizada esta etapa, nos próximos programas vamos tentar fornecer-vos respostas para desafios de marketing digital concretos. Por exemplo: se decidiu fazer uma aposta séria no marketing digital, dizemos-lhe quais os primeiros passos a dar; se precisa de um site novo, dizemos-lhe o que deve ter em conta; se tem como objectivo aumentar o número de visitas, apresentamos-lhe algumas das opções disponíveis; se vai trabalhar com uma agência, damos-lhe algumas dicas para não errar na escolha. E por aqui adiante.

“APOSTAR” NO MARKETING DIGITAL SEM O COMPREENDER

No programa de hoje destacamos o que nos parece ser um dos maiores erros das empresas quando decidem apostar no digital: a ausência de uma estratégia clara. Muitas vezes fazem-no por uma noção difusa de que o “digital é o futuro” – ouvimos esta frase centenas de vezes –, outras pelo que vêem os concorrentes a fazer online e outras ainda por um desejo de responder às solicitações dos clientes.

Ou seja, a aposta no marketing digital frequentemente continua a não derivar da compreensão plena da sua importância e de uma análise do negócio e das tendências de mercado, antes surgindo como uma tentativa de resposta a de experimentação algo forçada pelas circunstâncias e que raramente comporta uma visão integrada.

QUESTÕES A QUE IMPORTA SABER RESPONDER

A título de exemplo, uma boa parte das empresas que contactam a TRIGGER começam por nos pedir um website ou loja online. Mas algumas das questões mais importantes anda não foram equacionadas nesta fase:

  •  Quais os objectivos a atingir?
  • Como captar a atenção dos potenciais clientes?
  • O que fazer para atrair visitantes – não, não basta ter um site para isso.
  • Qual a estratégia de actualização de conteúdos?
  • O que fazer para transformar visitantes em leads ou manifestações de contacto?
  • Como maximizar as vendas e o retorno do investimento?
  • Quais os indicadores que me permitirão avaliar a performance das acções implementadas?

Encontrar respostas para estas perguntas implica realmente envolver uma agência de marketing digital no processo. Muitas vezes a primeira reunião com um potencial cliente acaba sendo a ocasião em que a ideia inicial “quero um site” deixa de viver isoladamente e o site passa a ser percepcionado pelo cliente da forma como realmente deve ser: como uma peça do puzzle do marketing digital. Uma peça fundamental, note-se.

MANTER O FUTURO EM ABERTO

O problema é que muitas vezes as empresas escolhem parceiros que não podem fornecer-lhes este tipo de consultoria porque não têm nem o know how, nem a equipa nem a perspectiva 360º do marketing digital. Como consequência, é exactamente nesta fase que se cometem erros que condicionam toda a estratégia digital futura, como é o caso do exemplo típico do cliente que acabou de fazer um website e que depois nos procura com o objectivo de o posicionar nos motores de pesquisa. Infelizmente, a maior parte das vezes a forma com o site foi estruturado e desenvolvido condiciona o trabalho que é possível fazer depois.

Mas atenção, não basta trabalhar com uma agência de marketing digital, importa escolher a agência certa. No próximo programa vamos falar sobre isso. Até lá, boa semana a e bons negócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.