ANALÍTICA WEB: BENEFÍCIOS PARA AS EMPRESAS

Poder medir quase tudo é uma das maiores vantagens do marketing digital, mas as ferramentas de Analítica Web são frequentemente ignoradas pelos clientes e negligenciadas por agências de perfil essencialmente criativo. É uma pena, saiba porquê.

PARA LER NESTE ARTIGO:

  • O que é a Analítica Web e qual a sua importância
  • Os benefícios da Analítica Web
  • O que pode medir e o que ganha com isso

 

MEDIR PARA POTENCIAR OS RESULTADOS

Ainda há quem pense que basta criar um website para que os clientes apareçam como que por magia. A verdade é que não, não basta. O site é fundamental mas raramente é auto-suficiente. Para obter visitantes, em primeiro lugar é necessário adquirir visibilidade e depois potenciá-la encaminhando para o website, o que consegue fazer-se recorrendo a tácticas digitais complementares como o SEO (optimização para motores de pesquisa), a publicidade online ou o marketing em redes socias, entre outras.

Qualquer estratégia de marketing digna desse nome – seja digital ou não – deve prever a possibilidade de avaliar a concretização dos objectivos que se propõe atingir. Os objectivos definidos devem ser SMART – acrónimo inglês para Specific (específicos), Measurable (mensuráveis), Atainable (atingíveis), Relevant (relevantes) e Time-bond (datados) – e ter associados indicadores de performance que permitirão averiguar se eles estão ou não a ser alcançados.

Mas para potenciar os resultados obtidos é necessário medir. Medir para optimizar. É neste contexto que surge a necessidade da Analítica Web, que permite substituir apreciações de ordem empírica e intuitiva por dados estatísticos. Adoptando-a, consegue analisar com rigor os resultados de todas as acções implementadas e descobrir o que pode fazer para melhorar a sua presença num determinado canal ou a estratégia digital no seu todo.

 

BENEFÍCIOS DA ANALÍTICA WEB PARA AS EMPRESAS

No livro Web Analytics 2.0, que rapidamente se tornou uma espécie de bíblia desta área do marketing digital, Avinash Kaushik definiu a Analítica Web em três pontos:

  1. a análise de dados qualitativos e quantitaivos do seu website e da concorrência,
  2. com o objectivo de promover a melhoria progressiva da experiência online dos seus clientes e clientes potenciais,
  3. o que se traduz na obtenção dos objectivos desejados (online e offline).

Resumidamente, a utilização de ferramentas de Analítica Web permite às empresas:

  • Traçar o perfil dos visitantes do website;
  • Obter tráfego qualificado;
  • Optimizar a estratégia de conteúdos;
  • Segmentar públicos-alvo;
  • Aumentar as taxas de conversão;
  • Aperfeiçoar os processos de compra;
  • Melhorar o retorno do investimento online.

O Google Analytics é a mais conhecida e uma das mais poderosas ferramentas de Analítica Web. E é grátis. Se a utilizar em integração ou combinação com outras ferramentas próprias para a análise de campanhas de publicidade online, da presença nas redes sociais ou de email marketing, consegue obter uma enorme quantidade de informação relevante sobre o seu público e a eficácia das acções que a sua empresa desenvolve online.

 

In God we trust, all others bring data.

at NASA’s Johnson Space Center

 

QUE INFORMAÇÃO É POSSÍVEL OBTER

O leque de informação disponível é tremendo, por isso importa saber exactamente quais os dados que importa recolher e tratar no seu caso específico, o que implica, como já referimos, definir a montante os objectivos a alcançar e associar-lhes indicadores de performance. Este aspecto é fundamental para evitar perder-se no excesso de dados sem conseguir retirar conclusões realmente úteis.

A Analítica Web permite-lhe conhecer:

  • Dados demográficos do seu público: localização, idade, sexo, interesses…;
  • O nº de visitantes e visitantes únicos do site para um determinado período de tempo;
  • Quais os termos de pesquisa que conduziram as pessoas ao site;
  • As páginas de entrada, mais/menos visitadas e de abandono;
  • Quantas pessoas clicam nos seus anúncios e o que fazem no site posteriormente;
  • Quem abre as suas newsletters, em que links clica e quem as ignora;
  • A performance nas redes sociais e a sua ligação com o website;
  • E muito, muito mais que não cabe neste artigo.

 

MANTER OS VISITANTES NO CAMINHO CERTO

Para lá da informação recolhida automaticamente pelo Google Analytics é ainda possível monitorizar eventos específicos e definir objectivos a cumprir no site, que podem ajudar a avaliar a forma como cada táctica digital aporta valor ao negócio, o seu contributo para as vendas ou conversões e o respectivo retorno pelo investimento efectuado.

Pode, por exemplo, configurar a ferramenta para monitorizar um determinado percurso de navegação que conduz à concretização de um objectivo importante para o negócio, por exemplo uma venda. Ao fazê-lo ficará a saber não só quantos visitantes compraram o produto/serviço mas também quantos ficaram pelo caminho e em que páginas “saíram da estrada”, o que lhe permite depois optimizar esse processo e melhorar os resultados obtidos.

 

EM SÍNTESE:

Recorrendo à Analítica Web consegue saber exactamente quantas pessoas viram um determinado conteúdo, clicaram num anúncio, chegaram ao site através dum post no Facebook, abriram a sua última newsletter , etc., etc., etc. Não se trata de share, audiências médias ou tiragens, são números concretos, pessoas reais e acções relevantes – dados imprescindíveis para empresas que gostam de tomar decisões informadas.

 

Utilizam ferramentas de analítica web? Quais as ferramentas que usam? Que importância atribuem a esta área do marketing digital? É a vossa vez nos comentários. Se encontrou este artigo através da pesquisa online não deixe de conhecer melhor a agência TRIGGER.

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