O “SiteMap – um guia para o marketing digital” é uma parceria entre a agência TRIGGER e a Mais Oeste Rádio (segundas-feiras às 8:50, 12:20 e 17:45). No nosso blogue pode ouvir todos os programas em formato Podcast ou ler as transcrições.
Subscrever este Podcast Apple Podcasts | RSS
SITEMAP, PROGRAMA 11
(…) mais do que ler o que os utilizadores da Internet fazem frequentemente é planar sobre os conteúdos das páginas à procura de algo de interesse, concluindo-se daqui que é imperativo conquistar a sua atenção de forma imediata, caso contrário não hesitarão em deixar o site.
TRANSCRIÇÃO INTEGRAL:
Ola, sejam bem-vindos a mais um SiteMap – o vosso guia para o marketing digital.
Na semana passada explicámos porque é que o copywriting é um serviço essencial em qualquer estratégia de marketing digital e salientámos a importância dos conteúdos do site, do copy dos anúncios e dos textos dos emails, entre outros, serem redigidos por profissionais que sabem adaptar os textos às características próprias da leitura online e que conhecem técnicas de escrita, comprovadamente eficazes, baseadas em estudos de neuromarketing.
Hoje pretendemos reforçar esta ideia focando-nos precisamente nestes aspectos.
WEB COPYWRITING VS COPYWRITING PARA FORMATOS IMPRESSOS
Escrever para a web e escrever para impressão são coisas muito diferentes e é preciso ter consciência disso. Porquê? Porque na Web as pessoas não seguem a mecânica tradicional da leitura, da esquerda para a direita, adoptando antes um padrão de leitura em F destinado a obter o máximo de informação possível no menor espaço de tempo. Estudos que analisaram o foco do olhar durante a leitura online concluíram que:
- Os leitores começam por realizar um movimento ocular horizontal no topo das páginas;
- Depois, descem na página olhando sobretudo para o início das frases;
- Voltam a realizar um movimento horizontal a meio da página;
- Descem novamente focando-se agora quase em exclusivo na parte esquerda do monitor.
Significa isto que mais do que ler o que os utilizadores da Internet fazem frequentemente é planar sobre os conteúdos das páginas à procura de algo de interesse, concluindo-se daqui que é imperativo conquistar a sua atenção de forma imediata, caso contrário não hesitarão em deixar o site.
Para o conseguir isto é essencial conseguir dizer muito com pouco – o que implica não apenas conhecer bem o produto ou serviço a promover mas também definir claramente a acção que se pretende obter da parte do leitor, atender à etapa do processo de compra em que ele se encontra e conhecer a psicologia do consumidor.
VANTAGENS DE TRABALHAR COM UM COPYWRITER
Um bom copywriter vai entregar-lhe:
- Copy persuasivo, mas sem deixar de ser simples e directo;
- Focado nos benefícios ao invés das características dos produtos ou serviços – uma regra básica que é tantas vezes ignorada;
- Textos isentos de excessos, de jargão profissional e de todos os ruídos que perturbem a transmissão da mensagem;
- Textos estruturados conforme as características do meio;
- Que apelam à razão mas também à emoção;
- Focados no público-alvo a impactar, nos objectivos a atingir e na etapa do processo de compra a trabalhar;
- E, por último mas muito importante, textos escritos a pensar nas pessoas mas também nos motores de pesquisa que os vão indexar, o que vai promover o melhor posicionamento do seu site no ranking dos resultados das pesquisas – infelizmente este é um aspecto que raramente é considerado no momento em que o site é criado e é difícil corrigi-lo mais tarde.
EM SÍNTESE
Copy de qualidade é essencial para:
- Facilitar os processos de conversão (o preenchimento de um formulário ou a compra de um produto)
- Fomentar o retorno do seu investimento
Não são estes os seus objectivos?
Por hoje é tudo, para a semana falaremos de marketing de conteúdos, uma das tácticas de marketing digital mais em voga na actualidade.
Até lá, boa semana e bons negócios!
UPDATE:
Link para o programa anterior: A importância do copywriting.