COPYWRITING II: RAZÕES PARA OPTAR POR UM PROFISSIONAL | SITEMAP 11

O “SiteMap – um guia para o marketing digital” é uma parceria entre a agência TRIGGER e a Mais Oeste Rádio (segundas-feiras às 8:50, 12:20 e 17:45).  No nosso blogue pode ouvir todos os programas em formato Podcast ou ler as transcrições.

SITEMAP, PROGRAMA 11

(…) mais do que ler o que os utilizadores da Internet fazem frequentemente é planar sobre os conteúdos das páginas à procura de algo de interesse, concluindo-se daqui que é imperativo conquistar a sua atenção de forma imediata, caso contrário não hesitarão em deixar o site.

TRANSCRIÇÃO INTEGRAL:

Ola, sejam bem-vindos a mais um SiteMap – o vosso guia para o marketing digital.

Na semana passada explicámos porque é que o copywriting é um serviço essencial em qualquer estratégia de marketing digital e salientámos a importância dos conteúdos do site, do copy dos anúncios e dos textos dos emails, entre outros, serem redigidos por profissionais que sabem adaptar os textos às características próprias da leitura online e que conhecem técnicas de escrita, comprovadamente eficazes, baseadas em estudos de neuromarketing.

Hoje pretendemos reforçar esta ideia focando-nos precisamente nestes aspectos.

WEB COPYWRITING VS COPYWRITING PARA FORMATOS IMPRESSOS

Escrever para a web e escrever para impressão são coisas muito diferentes e é preciso ter consciência disso. Porquê? Porque na Web as pessoas não seguem a mecânica tradicional da leitura, da esquerda para a direita, adoptando antes um padrão de leitura em F destinado a obter o máximo de informação possível no menor espaço de tempo. Estudos que analisaram o foco do olhar durante a leitura online concluíram que:

  • Os leitores começam por realizar um movimento ocular horizontal no topo das páginas;
  • Depois, descem na página olhando sobretudo para o início das frases;
  • Voltam a realizar um movimento horizontal a meio da página;
  • Descem novamente focando-se agora quase em exclusivo na parte esquerda do monitor.

Significa isto que mais do que ler o que os utilizadores da Internet fazem frequentemente é planar sobre os conteúdos das páginas à procura de algo de interesse, concluindo-se daqui que é imperativo conquistar a sua atenção de forma imediata, caso contrário não hesitarão em deixar o site.

Para o conseguir isto é essencial conseguir dizer muito com pouco – o que implica não apenas conhecer bem o produto ou serviço a promover mas também definir claramente a acção que se pretende obter da parte do leitor, atender à etapa do processo de compra em que ele se encontra e conhecer a psicologia do consumidor.

VANTAGENS DE TRABALHAR COM UM COPYWRITER

Um bom copywriter vai entregar-lhe:

  • Copy persuasivo, mas sem deixar de ser simples e directo;
  • Focado nos benefícios ao invés das características dos produtos ou serviços – uma regra básica que é tantas vezes ignorada;
  • Textos isentos de excessos, de jargão profissional e de todos os ruídos que perturbem a transmissão da mensagem;
  • Textos estruturados conforme as características do meio;
  • Que apelam à razão mas também à emoção;
  • Focados no público-alvo a impactar, nos objectivos a atingir e na etapa do processo de compra a trabalhar;
  • E, por último mas muito importante, textos escritos a pensar nas pessoas mas também nos motores de pesquisa que os vão indexar, o que vai promover o melhor posicionamento do seu site no ranking dos resultados das pesquisas – infelizmente este é um aspecto que raramente é considerado no momento em que o site é criado e é difícil corrigi-lo mais tarde.
EM SÍNTESE

Copy de qualidade é essencial para:

  1. Facilitar os processos de conversão (o preenchimento de um formulário ou a compra de um produto)
  2. Fomentar o retorno do seu investimento

Não são estes os seus objectivos?

Por hoje é tudo, para a semana falaremos de marketing de conteúdos, uma das tácticas de marketing digital mais em voga na actualidade.

Até lá, boa semana e bons negócios!

UPDATE:

Link para o programa anterior: A importância do copywriting.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.