Leva a publicidade no Facebook a sério? Crie os anúncios com o Power Editor

Se não conhece ou ainda não usa o Facebook Power Editor para criar os seus Anúncios Facebook está a passar ao lado de funcionalidades únicas. A TRIGGER explica-lhe como adquirir superpoderes que lhe poupam tempo e aumentam a eficácia das suas campanhas.

Para ler neste artigo:

  • Porque é que faz todo o sentido anunciar no Facebook
  • O que é o Facebook Power Editor
  • O que ganha em utilizá-lo para criar as suas campanhas
3 BOAS RAZÕES PARA ANUNCIAR NO FACEBOOK
1. Alcance

Dificilmente pode ignorar a possibilidade de impactar mais de 5 milhões de utilizadores em Portugal ou 1 bilião à escala global. O recurso aos anúncios Facebook tornou-se quase imprescindível no marketing mix digital das empresas, sobretudo depois do Facebook ter diminuído o alcance orgânico dos posts.

2. Segmentação

A publicidade no Facebook permite-lhe escolher com precisão o seu público-alvo em função da idade, género, interesses, localização e outros critérios. Adicionalmente, pode anunciar para públicos personalizados (custom), por exemplo os visitantes do seu website, e criar públicos semelhantes a estes (lookalike) para alargar a sua audiência.

3. Preço

Anunciar no Facebook é barato (se souber fazê-lo) e permite-lhe trabalhar várias etapas de um processo de compra. Trata-se de uma forma extremamente acessível de criar atenção, promover produtos e serviços, relacionar-se com o seu público-alvo e alimentar a fidelização.

Muitas empresas já perceberam as vantagens da publicidade online nas redes sociais e do Facebook em particular, mas para boa parte delas anunciar no Facebook ainda é o mesmo que clicar no botão Boost Post (promover publicação) ou em Get More Likes.

Se a sua empresa leva a publicidade no Facebook realmente a sério e quer beneficiar de todas as suas vantagens então tem de ir além do óbvio, está na altura de começar a usar o Facebook Power Editor e deixar de perder tempo e dinheiro.

POUPAR TEMPO E AUMENTAR A EFICÁCIA USANDO O POWER EDITOR

O Facebook Power Editor é uma ferramenta avançada de criação de anúncios de Facebook com funcionalidades exclusivas que levam as suas campanhas para um outro nível.

No Power Editor o seu leque de opções é muito mais vasto e é aqui que surgem todas as novidades em primeira mão. Basta lembrar, por exemplo, que já era possível beneficiar das custom audiences (público personalizado) e das lookalike audiences (público semelhante) no Power Editor muito antes de serem introduzidas na ferramenta de criação de anúncios comum.

Com o Power Editor tem à sua disposição:

  • Mais opções de segmentação
  • Mais possibilidades de medir a performance dos anúncios
  • Facilidades para efetuar edições em massa que lhe permitem poupar horas de trabalho

Seria exaustivo abordar todas as funcionalidades que só encontra no Power Editor, mas deixamos-lhe de seguida um conjunto que pode ser muito útil à sua empresa.

7 FUNCIONALIDADES EXCLUSIVAS DO POWER EDITOR
1. Saved target groups

Já sabemos que uma das principais mais-valias dos anúncios Facebook é a extensão das possibilidades de segmentação, mas exatamente por causa disso a criação de anúncios pode ser um bocadinho (ou muito) demorada. Pense nas inúmeras opções que tem à sua disposição: idade, género, interesses, audiências, conexões, comportamentos… ufa!

O ideal seria poder guardar essas definições porque provavelmente usa muitas delas repetidamente nos seus anúncios, certo? Bem, é exatamente para isso que servem os Grupos-alvo Guardados do Power Editor.

2. Múltiplos pixels de conversão

Um pixel de conversão é um excerto de código que permite às empresas saber quantas conversões resultam dos cliques nos anúncios, sejam elas na forma de compras, leads, registos ou outras. Se multiplicar o valor de uma conversão pelo número de conversões obtidas e subtrair os custos com a publicidade consegue saber qual o retorno do investimento em publicidade no Facebook.

Com pixels de conversão múltiplos pode associar um anúncio a vários pixels e fazer o tracking de todas as conversões que podem resultar de um anúncio. Imagine que encaminha os seus fãs para uma página do seu website onde os utilizadores podem comprar um produto e também subscrever uma newsletter. Com esta opção pode fazer o tracking de ambas as conversões e posteriormente analisar o custo de cada conversão por localização do anúncio, género, idade e outros critérios.

3. Dayparting

A sua experiência e testes permitiram-lhe identificar quais os melhores dias e horas para anunciar no Facebook, aqueles em que os seus anúncios obtêm melhores resultados? Excelente, mas isso não vai valer-lhe de grande coisa se não dispuser da possibilidade de selecionar esses períodos de uma forma eficaz. Acontece que na ferramenta de criação de anúncios só pode anunciar continuamente ou escolher uma data de início e fim para os seus anúncios.

A funcionalidade Dayparting do Facebook Power Editor resolve o problema fornecendo-lhe a possibilidade de escolher exatamente os dias e horas em que quer apresentar os seus anúncios.

4. Edição em massa

Esta é uma das razões que está na origem da criação do Power Editor e continua a ser uma das suas principais mais-valias. Imagine que tem 10 grupos de anúncios e que pretende mudar o público-alvo em cinco deles; na ferramenta de criação de anúncios teria de o fazer individualmente, mas no Power Editor basta selecioná-los a todos e fazer a alteração de uma só vez. Economiza 4/5 do seu tempo.

Mas há mais! Se quiser duplicar uma campanha inteira, por exemplo, basta-lhe clicar no botão duplicar.

5. Daily unique reach

Um dos cuidados que deve ter quando anuncia no Facebook é evitar massacrar o seu público-alvo com anúncios porque se o fizer arrisca-se a que os bloqueiem para sempre.

Para limitar o número de impressões (número de vezes que o seu anúncio é apresentado) deve ter em conta a audiência, o tipo de licitação escolhido e o orçamento da sua campanha, mas não existe forma de definir um limite preciso. Ou melhor, não existe na ferramenta de criação de anúncios; com o Facebook Power Editor tem a possibilidade de escolher apresentar os seus anúncios apenas uma vez por dia a cada pessoa.

6. URL tags

Com as URL Tags consegue saber o que os utilizadores fazem no seu website depois de clicarem num anúncio. Importa não confundir com os pixels que fazem tracking das conversões – as URL Tags permitem-lhe saber, por exemplo, que páginas do website os utilizadores visitaram, mesmo que não exista nenhuma conversão associada.

Utilizando ferramentas como o URL Builder para o Google Analytics pode acrescentar uma extensão aos links do seu site para identificar a campanha e anúncio que originaram uma determinada visita. Ao fazê-lo pode depois analisar os dados no Google Analytics e tem uma vantagem adicional: separa o tráfego vindo do Facebook em dois (orgânico e pago).

7. Unpublished posts

Com o Power Editor pode criar um post que não é visível na sua página de Facebook. Ou seja, um post que funciona como um anúncio e, assim sendo, é apresentado apenas a quem quiser. Este tipo de posts é especialmente útil para testar conteúdos e otimizar o engagement antes de se decidir pela publicação; sim, porque se quiser pode publicá-los posteriormente, deixando então de ser pagos.

Outra das ocasiões em que pode optar pelos unpublished posts pode ser quando quer apresentar um post a um grupo potencial de novos fãs mas julga que não faz sentido que os seus fãs atuais sejam confrontados com esse conteúdo.

EM SÍNTESE

Convencidos/as acerca das vantagens do Power Editor para a criação dos seus anúncios Facebook? Já o usam? Que outros benefícios podem acrescentar? É a vossa vez nos comentários.

Os anúncios Facebook são fáceis de criar e constituem uma excelente forma de impactar o público-alvo dos seus produtos ou serviços. Contudo, se quiser potenciar a performance e maximizar o retorno do investimento, poupando horas de trabalho em simultâneo, deve criar as suas campanhas usando o Facebook Power Editor.