MARKETING DIGITAL: AS ÁREAS DE INTERVENÇÃO |SITEMAP 08

O “SiteMap – um guia para o marketing digital” é uma parceria entre a agência TRIGGER e a Mais Oeste Rádio, onde passa como rubrica semanal às segundas-feiras (8:50, 12:20 e 17:45). No nosso blogue pode aceder às versões audio em formato Podcast e às transcrições de todos os programas.

SITEMAP, PROGRAMA 08

Com tantas opções fica apenas um alerta: os melhores resultados obtêm-se quando existe uma estratégia integrada que combine meios pagos, próprios e partilhados. Sem estratégia vai estar a navegar à vista.

TRANSCRIÇÃO INTEGRAL:

Olá, sejam bem-vindos a mais um SiteMap.

Hoje vamos apresentar-vos brevemente as áreas de intervenção possíveis em marketing digital para nos programas seguintes aprofundarmos cada um dos serviços abrangidos.

  1. Comecemos pelo WEBSITE OU LOJA ONLINE. A arquitectura de informação, o design e a qualidade do copywriting são absolutamente decisivos. Ninguém tem tempo, não faça os utilizadores pensar ou eles mudam-se para a concorrência – pense nisto antes de pagar a um amigo para lhe fazer um site. Quando for contactar uma agência porque não está a obter retorno, provavelmente uma das primeiras coisas que lhe dirão é que precisa de um site novo. Afinal, de que vale enviar pessoas para o website se uma vez lá chegadas só têm vontade de fugir?
  2. Em segundo lugar, a PUBLICIDADE ONLINE, que pode inclui a apresentação de banners na Rede Display do Google, Programas de Afiliados, Remarketing, Publicidade em Vídeos e em Jogos. As opções são quase infinitas e o pagamento pode ser feito por cada impressão, clique, lead ou acção (por exemplo uma venda).
  3. EMAIL MARKETING – tantas vezes declarado morto, continua a ser uma das tácticas digitais mais eficazes, sobretudo se houver o cuidado de actualizar e segmentar a base de dados utilizada. É óptimo para Business to Business, por exemplo.
  4. De seguida, uma das áreas mais importantes do marketing digital: o MARKETING DE PESQUISA. Estamos a falar do SEO – destinado a melhorar o posicionamento dos sites no ranking das pesquisas orgânicas – e dos anúncios Google Adwords, activados por palavras previamente seleccionadas pelos anunciantes quando as mesmas são pesquisadas. São duas tácticas de óptimo retorno e ao alcance de qualquer empresa.
  5. A próxima área de intervenção do marketing digital, o MARKETING NAS REDES SOCIAIS, é cada vez mais importante. Independentemente da rede ou redes em que a sua empresa marque presença, o objectivo deve ser não apenas promover os seus produtos e serviços mas sobretudo ter uma estratégia que lhe permita ouvir, compreender e envolver o seu público-alvo criando uma comunidade. Esquecer a componente “Social” das Redes Sociais é um erro que pode sair-lhe caro.
  6. Em sexto lugar o VIDEO MARKETING, extremamente eficaz na afirmação de uma identidade de marca e que pode ser utilizado em várias das etapas do processo de tomada de decisão do consumidor. Mas atenção: importa fazer marketing com vídeo mas também marketing ao vídeo.
  7. Durante muito tempo, o MOBILE MARKETING foi uma forma limitada da Web. Not anymore. Mobile marketing a sério reconhece as características always on e on the move dos utilizadores mobile para lhes fornecer contexto, conveniência e acrescentar valor. Sabia que as pesquisa em smartphones nos Estados Unidos da América já superam as dos PC e tablets juntos?
  8. E por último, mas de importância vital e transversal a todas as áreas anteriores, a ANALÍTICA WEB. É necessário medir tudo para poder optimizar a intervenção – essa é, aliás, uma das maiores vantagens do digital.

Com tantas opções fica apenas um alerta: os melhores resultados obtêm-se quando existe uma estratégia integrada que combine meios pagos, próprios e partilhados. Sem estratégia vai estar a navegar à vista.

Por hoje é tudo, boa semana e bons negócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.