Mobile Marketing I: o futuro que já chegou | SiteMap 31

… E ainda mais impressionante é que um facto já confirmado pela Google este ano: em 10 países o volume de pesquisas realizadas através de terminais móveis já supera o realizado em computadores.
TRANSCRIÇÃO INTEGRAL:

Olá a todos, estamos de volta para mais um SiteMap, o vosso guia para o marketing digital. Hoje falamos de Mobile Marketing, cuja importância no marketing mix digital sofreu um forte impulso nos anos mais recentes com a massificação do uso de smartphones.

MAIS PESQUISAS EM SMARTPHONES QUE EM COMPUTADORES

Não, o mobile marketing não é o futuro, é o futuro a bater-nos à porta, presente. Alguns países, como o nosso, têm mais telemóveis que pessoas e, enquanto a venda de tablets e portáteis estagnou, nunca se venderam tantos smartphones como hoje. E ainda mais impressionante é que um facto já confirmado pela Google este ano: em 10 países o volume de pesquisas através de terminais móveis já supera o realizado em computadores. E atenção, a Google não inclui os tablets na categoria mobile, apenas os smartphones.

O MOBILE COMO PLATAFORMA DE NEGÓCIOS

Podem as empresas ignorar estes dados? Podem, mas claramente não é aconselhável que o façam. Os smartphones constituem um avanço tecnológico que ao alargar o espectro de utilização original dos telemóveis veio revolucionar a forma como comunicamos, como nos relacionamos e como interagimos com o que nos rodeia. As repercussões são de ordem social, cultural e até psicológica.

E, obviamente, também de ordem económica – o mobile é uma plataforma de negócios em crescimento acelerado. Os utilizadores de smartphones: estão sempre ligados, fazem imensas pesquisas de proximidade, usam frequentemente as aplicações sociais, são adeptos de comparativos de produtos e preços e por vezes utilizam-nos já na loja física, quando não optam simplesmente por comprar online.

3 VANTAGENS ESSENCIAIS DO MOBILE MARKETING

Longe vão os tempos em que o um site mobile era uma espécie de versão reduzida e limitada do site principal, situação que o design responsivo veio superar. Hoje, o mobile é o primeiro ecrã das nossas vidas, um ecrã omnipresente que desafia as empresas a terem uma estratégia que explore 3 vantagens essenciais:

  • Exposição 24/7 (a Internet já não descansa ao fim de semana)
  • Imediatez da resposta
  • Geolocalização

Para aproveitarem estas vantagens é necessário reconhecer as características always on e on the move dos utilizadores mobile, fornecer-lhes contexto e conveniência e acrescentar valor.

Na próxima semana apontaremos alguns pré-requisitos para uma estratégia mobile, bem como algumas das possibilidades de mobile marketing que se encontram à disposição das empresas. Iremos ainda antecipar algumas tendências deste mercado. Contamos consigo.

Por hoje e tudo, boa semana e bons negócios.