NOVOS ANÚNCIOS FACEBOOK – O QUE PRECISA SABER E COMO RENTABILIZÁ-LOS

Para o Facebook a mudança é a regra. Depois do redesenho da News Feed iniciado em Março, desta vez são os anúncios da coluna lateral que ganharam um novo formato.

QUAIS AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS

A principal diferença pode ser observada na imagem acima e é fácil de resumir: a imagem é MUITO maior. Daqui resulta uma consequência inevitável: a quantidade de anúncios visíveis na barra lateral vai ser consideravelmente reduzida. Obviamente, isso tem outras repercussões, mas  já lá vamos.

Outra das diferenças é que a regra dos 20% passa a aplicar-se também nestes anúncios e não só nos da News Feed, ou seja, a imagem escolhida não poderá conter mais de 20% de texto, caso contrário os anúncios  não serão apresentados. Esta regra entra em vigor nos anúncios da barra lateral que sejam criados a partir de 1 de Agosto e um mês depois será aplicada retroactivamente, pelo que será necessário actualizar os anúncios antigos.

 

QUAL A VANTAGEM PARA OS ANUNCIANTES

Segundo o próprio Facebook, os testes aos novos anúncios revelaram um grau de engagement muito maior aos anteriores , o que realmente parece confirmar-se. De facto, os utilizadores do Facebook parecem preferir claramente o novo formato e estão mais predispostos a clicar nos anúncios.

Uma segunda vantagem está relacionada com a criação dos anúncios. Com o novo modelo, os anúncios do passam a ter o mesmo aspect ratio independentemente de serem mostrados na News Feed de um computador, na News Feed Mobile ou na barra lateral. Daqui resulta que uma mesma imagem pode agora ser apresentada nos diferentes locais com dimensões distintas mas mantendo a proporcionalidade intacta.

Confira a diferença de formato entre os antigos e os novos anúncios da barra lateral do Facebook:

  1. Before
  2. After

Anúncios antigos/Novos anúncios

ENTÃO E O PREÇO, APOSTO QUE SUBIU

Como os anúncios são maiores e passam a existir em menor quantidade, a competição entre anunciantes aumenta, o que obviamente faz aumentar os preços, embora de forma diferenciada para os diferentes modalidades de pagamento. Convém, contudo, evitar retirar conclusões precipitadas porque, a confirmar-se a maior eficácia dos novos anúncios, a relação custo-benefício da publicidade na barra lateral do Facebook até pode vir a melhorar.

O que é inevitável, no entanto, é a redução da diferença de preço entre os anúncios mostrados na News Feed e os anúncios da barra lateral, que costumavam ser significativamente mais baratos.

 

COMO AUMENTAR O RETORNO DO INVESTIMENTO

Esta mudança vem reforçar uma vez mais a  importância da optimização da performance da publicidade no Facebook. Para maximizar os resultados e diminuir os custos não basta fazer boost num post – modalidade inteligentemente disponibilizada pelo Facebook para anunciantes menos experientes mas que é muito pouco flexível

Para maximizar os resultados dos anúncios de Facebook diminuindo os respectivos custos é necessário:

  • Criar anúncios de qualidade;
  • Realizar testes;
  • Segmentar os destinatários de forma rigorosa;
  • Seleccionar as modalidades de pagamento adequadas;
  • Analisar os resultados com o foco nas métricas adequadas.

Se pretende utilizar a publicidade no Facebook para promover a sua empresa de uma forma profissional não podemos deixar de recomendar-lhe o nosso serviço de publicidade nas redes sociais. Já experimentou os novos anúncios da barra lateral? Quais as primeiras impressões?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.