QUAL É A MELHOR REDE SOCIAL PARA A SUA EMPRESA? (2/3) | SITEMAP 40

O “SiteMap – um guia para o marketing digital” é uma rubrica semanal da agência TRIGGER na MAIS OESTE RÁDIO. No nosso blogue pode ouvir e subscrever o Podcast ou ler a transcrição de cada programa. 


SITEMAP, PROGRAMA 40

No segundo programa de “Qual a melhor rede social para a sua empresa?”, falamos do Twitter, LinkedIn e Google+ e das razões para escolher, ou não, estas redes sociais para a sua empresa.

TRANSCRIÇÃO INTEGRAL:

Olá a todos! Estamos de volta para mais um SiteMap, o guia das empresas para o marketing digital. No programa anterior, enumerámos algumas das questões prévias a que as empresas devem responder ao seleccionar a rede ou redes sociais em que fará sentido estarem presentes. Também apresentámos de forma sucinta as principais características, vantagens e desvantagens do Facebook – a maior e mais poderosa das redes sociais. Hoje fazemos o mesmo para o Twitter, LinkedIn e Google+.

 

TWITTER – VELOCIDADE E INFLUÊNCIA

É a rede de microblogging, conhecida pelos seus posts com o máximo de 140 caracteres, por proporcionar conversas em tempo real e pelas hashtags (#) para organizar e procurar conteúdos – que, entretanto, foram adoptadas por outras redes. Possui cerca de 320 milhões de utilizadores mensalmente activos.

VANTAGENS DO TWITTER

  • Imediatez
  • É excelente para disseminar updates, novidades e conteúdos publicados noutras redes sociais ou no blogue
  • É o habitat natural de jornalistas, information junkies e outros influenciadores. O que também o torna bom para Online Public Relations

 DESVANTAGENS

  • Exigente ao nível da frequência de publicação – são necessários vários tweets por dia para criar impacto
  • Publicidade limitada a parceiros preferenciais

Escolha o Twitter se: pretender disseminar conteúdo, obter ou fornecer feedback rapidamente ou alcançar influenciadores.

 

LINKEDIN – CHEGAR AOS DECISORES

Trata-se de uma rede essencialmente profissional e corporate, com cerca de 400 milhões de utilizadores, útil para publicar conteúdos de qualidade com a perspectiva de afirmar e/ou construir uma reputação de liderança junto dos decisores e, consequentemente, útil para a captação de leads.

VANTAGENS DO LINKEDIN

  • Muito frequentado por executivos
  • Bom numa perspectiva Business to Business (B2B)
  • Boa segmentação da publicidade

 DESVANTAGENS

  • Melhor para promover conteúdos do que para gerar interacção
  • Publicidade muito cara

Escolha o LinkedIn se: trabalha em sectores B2B de grande especialização e pretende impressionar os seus potenciais clientes – ideal para obter uma vantagem competitiva no momento em que estes tomam uma decisão de compra ou contratação.

 

GOOGLE+ – THE WALKING DEAD… OR MAYBE NOT

Segundo um extenso estudo cujas conclusões não foram desmentidas, apenas 4 a 6 milhões de utilizadores usam o Google+ regularmente, o que faz dele um morto vivo apesar da existência de mais de 2 mil milhões de perfis. Daqui se conclui o seguinte: se procura uma rede social para criar uma comunidade, procure noutro lado.

VANTAGENS DO GOOGLE+

  • Devido à integração com a pesquisa e com o Google Maps, o Google+ é muito relevante para SEO, ou seja, para promover a visibilidade das empresas no ranking das pesquisas

 DESVANTAGENS

  • Escassíssimo número de utilizadores activos

Escolha o Google+ se: pretender ganhar mais uns pontos numa perspectiva de optimização para motores de pesquisa.

E por hoje é tudo. No terceiro e último programa desta série, vamos falar do Instagram, do Pinterest e do Youtube – quais as vantagens e desvantagens de cada uma destas redes sociais? Descubra no próximo programa. Até lá, boa semana e bons negócios!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.