ANÁLISE DE REDES SOCIAIS

Trocar as "métricas de vaidade" pelo que conta

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ANALISAR O QUÊ E PARA QUÊ

“O que não pode ser medido não pode ser melhorado”, já dizia Lord Kelvin no Séc XIX. Felizmente, a medição de base cientifica é uma das maiores vantagens do marketing digital comparativamente com o marketing tradicional.

Uma boa análise redes sociais é essencial ao sucesso da gestão de redes sociais e comunidades, melhora a performance da publicidade nas redes sociais e permite ajustar pormenores da estratégia, quando necessário. O serviço de análise de redes sociais da TRIGGER monitoriza, avalia e optimiza a presença das empresas nas redes sociais, contribuindo para mais-valias transversais. 

O QUE OBTÉM COM A ANÁLISE DE REDES SOCIAIS:

  1. Ganhos ao nível do Branding – Saber o que se diz sobre a marca e os seus produtos/serviços, as palavras que lhe são mais associadas, se o sentimento expresso é positivo ou negativo, quais os atributos mais relacionados com a marca.
  2. Informação sobre os destinatários – De onde são, com quem se relacionam, qual a sua idade e género, quais os seus interesses, quem são os influenciadores?
  3. Feedback sobre a mensagem e conteúdos – Que tipo de conteúdos funcionam melhor, qual o retorno da publicidade, quais os timings adequados, quais os conteúdos com potencial viral, quais os tópicos emergentes?
  4. Informação sobre riscos e oportunidades – Há comentários negativos? Podem tornar-se virais? Quais as preferências do seu público que não está a explorar?

Fará sentido apostar tudo no número de fãs e ignorar outras métricas? Não faz. Na TRIGGER pensamos que a informação mais significativa se obtém utilizando ferramentas complementares e cruzando dados das redes sociais com as métricas do site para perceber, por exemplo, qual o comportamento no site dos utilizadores que chegam a ele através do Facebook. Caso contrário estaríamos a subaproveitar todo o potencial de uma boa análise de redes sociais.

EM QUE CONSISTE A ANÁLISE DE REDES SOCIAIS

Uma boa análise redes sociais é essencial ao sucesso da gestão de redes sociais e comunidades. Deve conter objectivos SMART alinhados com o seu plano de marketing, ou seja, objectivos eSpecíficos, Mensuráveis, Atingíveis, Relevantes e limitados no Tempo para os quais são definidos indicadores de performance (KPI´s), métricas ou combinações de métricas que importa medir para avaliar a sua concretização.

FERRAMENTAS UTILIZADAS

  • Ferramentas das próprias redes sociais para análise da performance das páginas (Ex: Facebook Insights);
  • Um conjunto de outras ferramentas existentes no mercado que permitem análises diferenciadas e complementares entre si;
  • Google Analytics, para recolher métricas do site para onde se pretendam encaminhar visitantes através das redes sociais.
  • O bom e velhinho Excel;
  • E uma mente analítica que não se satisfaz com dados superficiais.

Desta forma, é possível evitar o que Avinash Kaushik designou como métricas de vaidade e obter informação valiosa que utilizamos para aperfeiçoar continuamente a performance das páginas/contas dos nossos clientes.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS

  • Identificação de interesses e padrões de consumo na sua audiência;
  • Entendimento mais preciso da forma como as redes sociais aportam valor ao negócio;
  • Melhor compreensão da imagem associada à empresa e seus produtos/serviços;
  • Afinação do target das campanhas desenvolvidas;
  • Inputs para a política de conteúdos;
  • Alimentar o processo de conversão de fãs/seguidores em clientes e vice-versa;
  • Identificação precoce de novas oportunidades de negócio;
  • Antecipação e correcção de eventuais problemas.