“O CONTEÚDO É REI” E O COPY É DECISIVO
Imagine por um momento o seguinte cenário: um site muito visitado mas que é abandonado em segundos, uma newsletters que ninguém abre, um anúncio em que ninguém clica ou um carrinho de compras abandonado na fase de check-out – é muito provável que sejam reflexos de um grave problema de copywriting.
Um copy deficiente coloca em causa toda a sua estratégia de marketing digital porque a leitura continua a ocupar a maior parte do tempo num processo de pesquisa de informação e compra online. Ter um copy de qualidade deve ser uma prioridade de qualquer empresa. No entanto, a leitura na Internet apresenta um conjunto de características que tornam a escrita particularmente difícil.
OS DESAFIOS DA LEITURA NA INTERNET
- Requer maior esforço visual;
- As pessoas lêem na diagonal;
- Sobem, descem, andam para trás e mudam de página;
- Existem muitos formatos web diferentes;
- Para complicar, na web deve escrever-se paras as pessoas mas também para os motores de busca.
COM OS NOSSOS COPYWRITERS A SUA EMPRESA OBTERÁ
- Uma escrita limpa de ruídos de comunicação;
- Com uma hierarquia de informação adequada;
- Que recorre a técnicas de copy emocional para conseguir as respostas pretendidas;
- Adaptada às diferentes fases de um processo de compra;
- E que facilita as vendas em vez das complicar.
E O QUE É O MARKETING DE CONTEÚDOS?
É uma das mais importantes tendências actuais, especialmente utilizado por empresas que têm como clientes outras empresas (business to business). Essencialmente, consiste na produção de conteúdos de excelência para audiências precisas (decisores e influenciadores) com o objectivo de criar uma reputação que constitua uma vantagem competitiva no momento da compra/contratação de um serviço.
CONHECER A PSICOLOGIA DO CONSUMIDOR
A TRIGGER possui copywriters especializados na escrita para web que sabem como fazer da escrita uma mais-valia concreta para a obtenção de resultados. Independentemente do formato web para o qual se escreva, um bom copy promocional implica:
- Conhecer bem o produto/serviço a promover;
- Definir claramente as acções que o copy deve incentivar o leitor a realizar;
- Ter em conta as fases do processo de compra e a maturidade do mercado;
- Conhecer profundamente a psicologia do consumidor.
EXEMPLOS E IMPORTÂNCIA DO MARKETING DE CONTEÚDOS
O marketing de conteúdos representa uma forma diferente de abordar o marketing digital mas que na verdade tem pouco de novo. A Michelin já o faz há mais de 100 anos com o seu guia de hotéis e restaurantes. O grande objectivo é tornar as empresas numa referência através da produção de conteúdos de excelência: whitepapers, casos de estudo, e-books, revistas digitais, blogues corporativos ou microsites.
VANTAGENS DO BOM COPY E DE CONTEÚDOS DE EXCELÊNCIA
Se não tiver uma escrita para a Internet de qualidade dificilmente terá:
- Um site que comunique de forma clara e incentive o leitor a realizar as acções pretendidas;
- Sucesso nas campanhas de publicidade display e nos Anúncios Google Adwords;
- Uma boa optimização para motores de busca (SEO);
- Sucesso nas suas estratégias de email marketing, marketing nas redes sociais e mobile marketing.
Com o marketing de conteúdos consegue ainda:
- Estabelecer-se como uma autoridade num sector de actividade;
- Fornecer mais-valias reais para os seus clientes e potenciais clientes;
- Fazer com eles procurem activamente a sua empresa para aceder aos conteúdos (inbound marketing);
- Conquistar respeito e estabelecer um elo de empatia com os seus utilizadores;
- Obter enormes benefícios de SEO (a qualidade de conteúdos é cada vez mais o critério decisivo na ordenação dos sites);
- Ser preferido no momento em que se escolhe o fornecedor de um produto ou serviço.