SITES QUE SE AJUSTAM A TODOS OS ECRÃS
O que é um site responsive? Trata-se de um site que se ajusta automaticamente ao tamanho do ecrã em que está a ser visualizado (smartphones, tablets, computadores), melhorando assim a experiência de utilização e os processos de conversão/venda. Poupa-lhe tempo nas actualizações, dinheiro e é mais eficaz.
Os benefícios de possuir um website corporativo são reconhecidos. As empresas utilizam-nos para vender produtos e serviços online (ecommerce), promover a sua oferta, conquistar notoriedade e angariar novos clientes. Mas os aparelhos móveis trouxeram um novo desafio: como apresentar o website em ecrãs muito mais pequenos? Até recentemente a resposta era a criação de sites específicos para mobile, normalmente uma versão reduzida do site principal, o que estava longe de ser o ideal.
A abordagem responsive veio mudar tudo porque garante uma boa visualização em qualquer ecrã e permite explorar a sério o acelerado crescimento da utilização de aparelhos móveis para aceder à Internet.
Na TRIGGER, a criação de sites para empresas é pensada para proporcionar resultados efectivos. Fazemos sites que são ferramentas ao serviço de uma estratégia que pode (ou não) incluir outras áreas do marketing digital: marketing de pesquisa, marketing nas redes sociais, email marketing, publicidade online e mobile marketing.
Todos os nossos sites incluem SEO de raiz. E para saber quem são os visitantes, como chegaram ao site e o que fazem nele instalamos o Google Analytics gratuitamente e deixamos ao critério das empresas a opção pelo serviço de analítica web.
Não tem website mas tem uma página de Facebook? Ainda bem que está presente nas redes sociais mas não cometa o erro de pensar que uma coisa não substitui a outra. As redes sociais são muito mais úteis se puder remeter os seus fãs para o site ou loja online.
O QUE É UM BOM SITE?
A criação de sites de excelência inicia-se com a compreensão das necessidades e objectivos específicos dos clientes e evolui para implementação de soluções à sua medida que constituem poderosas ferramentas de marketing e não uma mera mera montra mais ou menos estática de produtos/serviços online.
Um bom website:
- Responde eficazmente às necessidades funcionais identificadas;
- Possui uma arquitectura de informação eficaz e de fácil compreensão;
- Apresenta uma navegabilidade óptima;
- Possui um design apelativo que ajuda a comunicar o que é essencial;
- Apresenta um copy de qualidade.
Cumpridos estes pontos, estarão garantidas uma boa usabilidade e experiência de utilização, o que facilitará todos os processos de conversão (um processo de compra ou o preenchimento de um formulário, por exemplo). Se há coisa de que não temos dúvidas na TRIGGER é que os utilizadores da web não gostam que lhes façam perder tempo (nem paciência) a pensar como encontrar soluções que devem ser-lhes apresentadas de forma clara e intuitiva. Essa é uma regra de ouro.
PORQUE DEVE OPTAR POR UM SITE RESPONSIVE
- Poupa dinheiro – um único site serve para todos os ecrãs, por isso tem menos custos com manutenção e alojamento.
- Poupa tempo – só precisa actualizar um site e ter um sistema de gestão de conteúdos.
- Melhora a experiência de utilização e facilita os processos de conversão nos aparelhos móveis, cada vez em maior número.
- Mantém a consistência de conteúdos e funcionalidades.
- Benefícios de SEO – como só tem um endereço, todos os links vão dar a ele, evita redireccionamentos, conteúdos duplicados e beneficia da valorização que o Google atribui a sites com boa experiência de utilização.