ESTRATÉGIA DE NEWSLETTERS

O email marketing está vivo e recomenda-se!

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MUITO MAIS QUE TECNOLOGIA DE ENVIO

O envio de newsletters permite às empresas estabelecer uma relação de proximidade com os clientes/potenciais clientes de uma forma rápida, extremamente eficaz e com custos reduzidos.

Como diria Mark Twain, as notícias sobre a morte do email marketing eram “manifestamente exageradas”. A verdade é que o email marketing não apenas resulta como é tremendamente eficaz:

  • Segundo a Econsultancy 70%, dos responsáveis de marketing descrevem o retorno do investimento do email marketing como bom ou excelente, apenas superado pelo SEO.
  • O email é o canal preferido por 69% dos consumidores para receberem informação das marcas (estudo da Experia para o mercado britânico).
  • Existem mais de 3 mil milhões de contas de email no mundo e a utilização do email é transgeracional.

Hoje existem diversos serviços de envio de newsletters no mercado que lhe fornecem a tecnologia necessária para gerir a sua base de dados e proceder ao envio de newsletters em massa. A TRIGGER trabalha com alguns deles. Mas qual é o interesse de enviar milhares de emails se ninguém os abrir? E se em vez de estar a promover a sua marca estiver a importunar os seus clientes e potenciais clientes com o que eles consideram SPAM?

O serviço de email marketing da TRIGGER fornece-lhe muito mais do que tecnologia. O envio das newsletters é um passo importante, mas o essencial vem antes (definição de objectivos, destinatários, gestão da base de dados, criação de conteúdos) e depois (avaliação e optimização).

BOAS NEWSLETTERS E ESTRATÉGIAS EFICAZES

Uma boa newsletter deve reunir 3 condições:

  • Em primeiro lugar, é uma newsletter que é aberta;
  • Depois, consegue captar a atenção e promover a curiosidade/desejo;
  • Por último, provoca uma acção (clique com encaminhamento para o site da empresa).

Ou seja, uma newsletter efectiva abrange as várias fases do processo de tomada de decisão do consumidor e o seu conteúdo, a começar pelo remetente e título, é o elemento fulcral para o sucesso. Utilizar email marketing software para o envio de newsletters sem qualidade é um desperdício de tempo e recursos.

SERVIÇO DE EMAIL MARKETING TRIGGER

O que propomos aos nossos clientes é uma abordagem estratégica ao email marketing, a única que permite potenciar as suas vantagens. E atenção, fazer SPAM (enviar emails não solicitados, indiferenciados e em massa) não é uma estratégia, é um erro.

O nosso serviço de email marketing:

  • Define o âmbito, público-alvo e objectivos das campanhas de email.
  • Cria/actualiza e segmenta a base de dados da empresa respeitando a legislação.
  • Selecciona a tipologia de emails (newsletter, promocional etc.) e define a frequência de envio.
  • Desenha o layout.
  • Produz conteúdos que convertem.
  • Elabora páginas de chegada.
  • Procede a testes e ao envio dos emails.
  • Analisa o feedback através das plataformas de envio e da analítica web.

TODOS OS BENEFÍCIOS DO EMAIL MARKETING

  • Retorno do investimento – os estudos comprovam que o email marketing continua a ser uma das tácticas de marketing digital mais eficazes.
  • Relação de proximidade com a marca – o email é pessoal e promove a confiança entre marcas e consumidores.
  • Preferência – o email é o meio preferido pela maioria das pessoas para receberem informação das marcas.
  • Segmentação dos destinatários – com uma base de dados actualizada e segmentada pode enviar emails diferentes para perfis de destinatários diferentes.
  • Personalização da mensagem – tratar os destinatários pelo nome capta a sua atenção e aumenta a confiança.
  • Custos reduzidos e grande alcance.
  • Rapidez – bom meio para promoções de última hora (pode ser integrado com o SMS).
  • Testes – permitem-lhe verificar a eficácia de diferentes conteúdos e optar pelos que produzem melhores resultados.
  • Medição de resultados – qual o número de pessoas que abriram o email, em que sítios da newsletter clicaram, o que fizeram no site… pode saber quase tudo e aproveitar a informação para continuar a aperfeiçoar a mensagem.
  • Redes sociais – se os destinatários gostarem das suas newsletterss ou dos emails promocionais que lhes envia é muito provável que se tornem fãs/seguidores da sua empresa nas redes sociais.
  • Ecológico – sim, o email também poupa árvores…