ESTRATÉGIA DE REDES SOCIAIS

Maximizar o lucro, minimizar os riscos

estrategia-redes-sociais_agencia-trigger

MONETIZAR A PRESENÇA NAS REDES SOCIAIS

O marketing nas redes sociais veio para ficar, o desafio actual é monetizá-lo. Se chegou a hora da sua empresa aproveitar as oportunidades das redes sociais, na TRIGGER somos fãs dessa ideia e podemos dar um contributo efectivo.

Como utilizar o Facebook para empresas? A publicidade no Facebook é uma boa aposta? Vale a pena ter conta no Twitter? E no Linkedin, G+, Pinterest, Youtube, Instagram? O nosso serviço de consultoria estratégica em marketing nas redes sociais existe para responder a estas e outras perguntas e para encontrar soluções que promovam a concretização dos seus objectivos de marketing.

A utilização das redes sociais parece bastante óbvia, mas para os negócios elas podem ser um pouco traiçoeiras: quem avança sem estratégia ou com uma estratégia errada dificilmente atingirá os resultados esperados e pode mesmo ter alguns dissabores. Como dizia Sêneca, “não há vento favorável para o marinheiro que não sabe aonde ir”.

ESTRATÉGIA QUE CUMPRE OBJECTIVOS

Numa perspectiva empresarial, as redes sociais são ferramentas ao serviço dos objectivos de marketing e vendas, sendo necessária definir e implementar uma estratégia para os atingir, caso contrário os objectivos não passam de meros desejos. E sempre que possível, a estratégia de marketing nas redes sociais deve integrar-se com os restantes canais/tácticas digitais da empresa.

FASES DA CONSULTORIA ESTRATÉGICA

  1. Diagnóstico – o negócio, as características e posicionamento da empresa/marca, a sua presença digital e a da concorrência.
  2. Foco – o que se pretende fazer e quais são as as prioridades: aumentar a notoriedade da marca, aumentar as vendas, facilitar o serviço de apoio ao cliente, envolver e criar fidelização?
  3. Objectivos – quais os objectivos SMART e as metas a alcançar?
  4. Destinatários – quais as audiências possíveis de atingir e o público-alvo prioritário?
  5. Social Media Mix – quais as redes sociais mais adequadas para atingir os objectivos definidos?
  6. Tom e estratégia de conteúdos – qual deve ser o tom da marca, os universos de comunicação, a frequência e tipologia de posts, a opção relativamente a publicidade nas redes sociais?
  7. Avaliação – quais os indicadores de performance chave (KPI’s) que permitem avaliar a estratégia e tácticas implementadas?

O QUE GANHA COM UMA ESTRATÉGIA

Pensar estrategicamente a presença nas redes sociais ajudará a sua empresa a:

  • Manter  o foco no essencial: os objectivos a alcançar;
  • Integrar correctamente as redes sociais com o website e outros canais/tácticas digitais;
  • Criar novos  pontos de contacto entre a marca e os consumidores combinando Owned, Earned and Paid Media; 
  • Aprofundar o conhecimento do seu público, gerar e alimentar confiança na sua marca;
  • Constituir e alimentar uma comunidade de utilizadores.
  • Construir uma identidade de marca baseada em valores ou interesses.
  • Aumentar a eficácia da gestão de redes sociais.
  • Definir indicadores de performance que permitam avaliar com rigor a forma como as redes sociais acrescentam valor ao negócio.
  • Prevenir ou actuar eficazmente na gestão de crises.
  • Descobrir novas oportunidades de negócio.