GESTÃO DE REDES SOCIAIS E COMUNIDADES

Evite abordagens pouco profissionais e obtenha resultados concretos

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A SUA REPUTAÇÃO NÃO É UMA BRINCADEIRA

Para obter retorno a sério da sua presença nas redes sociais só há duas opções válidas: contratar o serviço a profissionais ou formar quadros internos – a TRIGGER pode ajudar as empresas em ambas as situações.

gestão de redes sociais e comunidades é um dos maiores, mais fascinantes e importantes desafios do marketing digital e não deve ser palco para abordagens de puro voluntarismo porque a reputação da sua empresa joga-se a cada post ou tweet. Pelo contrário, o marketing nas redes sociais requer um leque de competências diversificadas (sociais, estratégicas, analíticas e de produção de conteúdos) nem sempre possíveis de reunir num mesmo individuo. As oportunidades são bem maiores que os riscos mas o amadorismo pode atrair problemas.

ERROS FREQUENTES NA GESTÃO DE REDES SOCIAIS

  • Remeter a gestão de redes sociais para os tempos livres;
  • Abusar duma postura comercial ou, pelo contrário, ser excessivamente informal;
  • Entregar a gestão de redes sociais a pessoas não habilitadas a pensá-las estrategicamente;
  • Não ter uma política de conteúdos;
  • Simplesmente, ignorá-las.

GESTÃO IN-HOUSE OU PELA TRIGGER?

CENÁRIO 1

Pretende manter a gestão de redes sociais e comunidades dentro de portas e fornecer formação a um ou mais dos seus quadros.

A TRIGGER elabora-lhe um plano de formação à medida dos seus objectivos, das suas necessidades e do perfil dos formandos. Consoante os casos, este plano pode formativo pode ir da simples criação de vários tipos de posts, à criação de aplicações e análise de métricas. Adicionalmente, podemos ainda fornecer-lhe consultoria estratégica, para que saiba não apenas como mas também o que e porque fazer.

CENÁRIO 2

Prefere libertar os seus recursos humanos para outras funções e contratar à TRIGGER uma gestão de redes sociais profissional orientada por uma estratégica integradora, independentemente na rede ou redes sociais em causa (Facebook, Linkedin, Twitter, Pinterest, G+, Youtube…).

Neste cenário, na gestão da conta desempenharemos funções em diferentes níveis de acção:

  1. Estratégia e análise – Foco, mensagem, objectivos, tom de voz, integração das acções e campanhas; analise e optimização da performance.
  2. Gestão operacional – Criação e gestão das páginas/contas; fazer crescer a comunidade; escutar e estudar a audiência; distribuir conteúdos pelas plataformas sociais; descobrir influenciadores; alimentar um diálogo estável e gerar buzz através de comentários, tweets, likes e outras formas de interacção. É a voz da marca mas deve ter personalidade própria e falar a linguagem dos fãs. Possui competências sociais, organizativas e inteligência emocional.
  3. Copywriting – Produção de conteúdos adequados à estratégia a implementar. Em Facebook marketing, por exemplo, é prática comum a produção de um plano de posts a aprovar previamente pela marca.

VANTAGENS DA GESTÃO DE REDES SOCIAIS

As redes sociais são o que há de mais parecido com o passa-palavra no universo digital. Os clientes e fãs das empresas foram sempre um dos mais importantes e fidedignos veículos para transmitir a sua mensagem. Mas agora têm um poder reforçado, nenhuma empresa pode ignorá-lo. No entanto, para poder beneficiar desse poder é necessário compreender muito bem a lógica de funcionamento do meio e as expectativas dos utilizadores de redes sociais na relação com as marcas.

Entre outros benefíciosuma boa gestão de redes sociais e comunidades permite às empresas:

  • Gerar tráfego para o website e/ou obter leads qualificadas (contactos de pessoas interessadas em produtos/serviços que fazem crescer a sua base de dados e a sua base de clientes potenciais).
  • Abrir e alimentar novos pontos de contacto com consumidores e potenciais clientes.
  • Promover os valores e produtos/serviços da empresa e uma imagem de simpatia.
  • Distribuir conteúdos em diferentes redes sociais.
  • Obter benefícios para SEO.
  • Criar e desenvolver uma comunidade dinâmica e participativa que promove o passa palavra.
  • Aperfeiçoar o serviço de apoio ao cliente e aumentar a sua satisfação.
  • Monitorizar a estratégia, aperfeiçoar os processos de conversão e descobrir novas oportunidades de negócio.