A SUA REPUTAÇÃO NÃO É UMA BRINCADEIRA
Para obter retorno a sério da sua presença nas redes sociais só há duas opções válidas: contratar o serviço a profissionais ou formar quadros internos – a TRIGGER pode ajudar as empresas em ambas as situações.
A gestão de redes sociais e comunidades é um dos maiores, mais fascinantes e importantes desafios do marketing digital e não deve ser palco para abordagens de puro voluntarismo porque a reputação da sua empresa joga-se a cada post ou tweet. Pelo contrário, o marketing nas redes sociais requer um leque de competências diversificadas (sociais, estratégicas, analíticas e de produção de conteúdos) nem sempre possíveis de reunir num mesmo individuo. As oportunidades são bem maiores que os riscos mas o amadorismo pode atrair problemas.
ERROS FREQUENTES NA GESTÃO DE REDES SOCIAIS
- Remeter a gestão de redes sociais para os tempos livres;
- Abusar duma postura comercial ou, pelo contrário, ser excessivamente informal;
- Entregar a gestão de redes sociais a pessoas não habilitadas a pensá-las estrategicamente;
- Não ter uma política de conteúdos;
- Simplesmente, ignorá-las.
GESTÃO IN-HOUSE OU PELA TRIGGER?
CENÁRIO 1
Pretende manter a gestão de redes sociais e comunidades dentro de portas e fornecer formação a um ou mais dos seus quadros.
A TRIGGER elabora-lhe um plano de formação à medida dos seus objectivos, das suas necessidades e do perfil dos formandos. Consoante os casos, este plano pode formativo pode ir da simples criação de vários tipos de posts, à criação de aplicações e análise de métricas. Adicionalmente, podemos ainda fornecer-lhe consultoria estratégica, para que saiba não apenas como mas também o que e porque fazer.
CENÁRIO 2
Prefere libertar os seus recursos humanos para outras funções e contratar à TRIGGER uma gestão de redes sociais profissional orientada por uma estratégica integradora, independentemente na rede ou redes sociais em causa (Facebook, Linkedin, Twitter, Pinterest, G+, Youtube…).
Neste cenário, na gestão da conta desempenharemos funções em diferentes níveis de acção:
- Estratégia e análise – Foco, mensagem, objectivos, tom de voz, integração das acções e campanhas; analise e optimização da performance.
- Gestão operacional – Criação e gestão das páginas/contas; fazer crescer a comunidade; escutar e estudar a audiência; distribuir conteúdos pelas plataformas sociais; descobrir influenciadores; alimentar um diálogo estável e gerar buzz através de comentários, tweets, likes e outras formas de interacção. É a voz da marca mas deve ter personalidade própria e falar a linguagem dos fãs. Possui competências sociais, organizativas e inteligência emocional.
- Copywriting – Produção de conteúdos adequados à estratégia a implementar. Em Facebook marketing, por exemplo, é prática comum a produção de um plano de posts a aprovar previamente pela marca.
VANTAGENS DA GESTÃO DE REDES SOCIAIS
As redes sociais são o que há de mais parecido com o passa-palavra no universo digital. Os clientes e fãs das empresas foram sempre um dos mais importantes e fidedignos veículos para transmitir a sua mensagem. Mas agora têm um poder reforçado, nenhuma empresa pode ignorá-lo. No entanto, para poder beneficiar desse poder é necessário compreender muito bem a lógica de funcionamento do meio e as expectativas dos utilizadores de redes sociais na relação com as marcas.
Entre outros benefícios, uma boa gestão de redes sociais e comunidades permite às empresas:
- Gerar tráfego para o website e/ou obter leads qualificadas (contactos de pessoas interessadas em produtos/serviços que fazem crescer a sua base de dados e a sua base de clientes potenciais).
- Abrir e alimentar novos pontos de contacto com consumidores e potenciais clientes.
- Promover os valores e produtos/serviços da empresa e uma imagem de simpatia.
- Distribuir conteúdos em diferentes redes sociais.
- Obter benefícios para SEO.
- Criar e desenvolver uma comunidade dinâmica e participativa que promove o passa palavra.
- Aperfeiçoar o serviço de apoio ao cliente e aumentar a sua satisfação.
- Monitorizar a estratégia, aperfeiçoar os processos de conversão e descobrir novas oportunidades de negócio.