“O FUTURO É MOBILE”, O PRESENTE TAMBÉM
O mobile marketing já chegou e veio para ficar. Na verdade, está em franco crescimento e as empresas só têm em ganhar em explorar a publicidade nos aparelhos móveis.
O que torna o mobile marketing especial? Bem, toda gente tem um telemóvel, os smatphones generalizaram-se e os tablets já se vendem mais que os computadores. Além disso, estes aparelhos móveis estão sempre ligados e geram respostas imediatas.
A publicidade mobile permite-lhe apresentar um anúncio em que basta um clique para telefonarem à sua empresa ou mesmo criar um anúncio/enviar um SMS dirigido às pessoas que se encontram a passear ou às compras na zona do seu negócio, o que pode ser explorado pelas PME de base local.
CARACTERÍSTICAS DOS UTILIZADORES MOBILE
- Têm uma atitude “sempre ligados” e “em andamento”;
- Fazem pesquisas de proximidade;
- Relacionam-se através das redes sociais;
- Comparam produtos e preços online e compram online ou offline;
- Frequentemente, fazem tudo isto em contexto de interacção social.
OPÇÕES DE PUBLICIDADE MOBILE
Para aumentar o retorno da publicidade mobile existe um requisito prévio: possuir um site responsive ou um site/aplicação mobile para que possa ser correctamente visualizado em aparelhos móveis.
Se o seu site estiver pronto, pode utilizar no mobile formatos publicitários como os anúncios Google Adwords, os programas de afiliados e a publicidade display (banners) a que se acrescentam outras possibilidades como:
- Anúncios nos motores de pesquisa mobile.
- Banners em formatos click to call (o um clique é suficiente para ligar à empresa) ou click to cupon (o clique no anúncio permite o download de um cupão que pode ser utilizado na loja).
- SMS/MMS marketing – Bom para promoções e passatempos;
- Marketing de proximidade – Utiliza Bluetooth e outras tecnologias para enviar mensagens promocionais.
- Realidade aumentada – combinação entre componentes reais e virtuais.
- QR Codes.
Também no mobile marketing os melhores resultados obtém-se adoptando uma estratégia integrada que produza efeitos multiplicadores.
VANTAGENS DA PUBLICIDADE MOBILE
A publicidade mobile compartilha benefícios com a restante publicidade online: preços acessíveis, opções de segmentação, grande alcance e possibilidades de monitorizar as campanhas e avaliar com precisão o retorno do investimento publicitário. Mas o mobile marketing apresenta ainda factores diferenciadores e benefícios específicos:
- Audiência em grande expansão – em Portugal há mais telemóveis que pessoas e a tendência de venda de smartphones e tablets é muito superior à de computadores pessoais.
- Exposição 24/7 – os telemóveis estão sempre ligados e à mão.
- Imediatez da resposta – quando telemóvel toca ou vibra, as pessoas vão mesmo ver.
- Interactividade – os anúncios mobile oferecem maiores possibilidades de interacção
- Excelente para marketing directo – por exemplo através de SMS marketing.
- Geolocalização – como pode saber onde está o consumidor, também pode ajustar a publicidade para melhor o servir.
- Realidade aumentada – utiliza o smartphone como uma ponte entre o real e o virtual e usa o entretenimento para gerar envolvimento, notoriedade e reputação.
- Inovação constante nos formatos.
- Novos métodos de pagamento.