PUBLICIDADE MOBILE & SMS MARKETING

Olhe à sua volta, pode continuar a adiar a aposta no mobile?

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“O FUTURO É MOBILE”, O PRESENTE TAMBÉM

O mobile marketing já chegou e veio para ficar. Na verdade, está em franco crescimento e as empresas só têm em ganhar em explorar a publicidade nos aparelhos móveis.

O que torna o mobile marketing especial? Bem, toda gente tem um telemóvel, os smatphones generalizaram-se e os tablets já se vendem mais que os computadores. Além disso, estes aparelhos móveis estão sempre ligados e geram respostas imediatas.

A publicidade mobile permite-lhe apresentar um anúncio em que basta um clique para telefonarem à sua empresa ou mesmo criar um anúncio/enviar um SMS dirigido às pessoas que se encontram a passear ou às compras na zona do seu negócio, o que pode ser explorado pelas PME de base local.

CARACTERÍSTICAS DOS UTILIZADORES MOBILE

  • Têm uma atitude “sempre ligados” e “em andamento”;
  • Fazem pesquisas de proximidade;
  • Relacionam-se através das redes sociais;
  • Comparam produtos e preços online e compram online ou offline;
  • Frequentemente, fazem tudo isto em contexto de interacção social.

OPÇÕES DE PUBLICIDADE MOBILE

Para aumentar o retorno da publicidade mobile existe um requisito prévio: possuir um site responsive ou um site/aplicação mobile para que possa ser correctamente visualizado em aparelhos móveis.

Se o seu site estiver pronto, pode utilizar no mobile formatos publicitários como os anúncios Google Adwords, os programas de afiliados e a publicidade display (banners) a que se acrescentam outras possibilidades como:

  • Anúncios nos motores de pesquisa mobile.
  • Banners em formatos click to call (o um clique é suficiente para ligar à empresa) ou click to cupon (o clique no anúncio permite o download de um cupão que pode ser utilizado na loja).
  • SMS/MMS marketing – Bom para promoções e passatempos;
  • Marketing de proximidade – Utiliza Bluetooth e outras tecnologias para enviar mensagens promocionais.
  • Realidade aumentada –  combinação entre componentes reais e virtuais.
  • QR Codes.

Também no mobile marketing os melhores resultados obtém-se adoptando uma estratégia integrada que produza efeitos multiplicadores.

VANTAGENS DA PUBLICIDADE MOBILE

A publicidade mobile compartilha benefícios com a restante publicidade online: preços acessíveis, opções de segmentação, grande alcance e possibilidades de monitorizar as campanhas e avaliar com precisão o retorno do investimento publicitário. Mas o mobile marketing apresenta ainda factores diferenciadores e benefícios específicos:

  • Audiência em grande expansão – em Portugal há mais telemóveis que pessoas e a tendência de venda de smartphones e tablets é muito superior à de computadores pessoais.
  • Exposição 24/7 – os telemóveis estão sempre ligados e à mão.
  • Imediatez da resposta  quando telemóvel toca ou vibra, as pessoas vão mesmo ver.
  • Interactividade – os anúncios mobile oferecem maiores possibilidades de interacção
  • Excelente para marketing directo – por exemplo através de SMS marketing.
  • Geolocalização – como pode saber onde está o consumidor, também pode ajustar a publicidade para melhor o servir.
  • Realidade aumentada – utiliza o smartphone como uma ponte entre o real e o virtual e usa o entretenimento para gerar envolvimento, notoriedade e reputação.
  • Inovação constante nos formatos.
  • Novos métodos de pagamento.