ESTAR ONDE ESTÃO OS CLIENTES
Fazer publicidade em redes sociais como o Facebook oferece-lhe alcance (5 milhões de utilizadores em Portugal, 1000 milhões no total), visibilidade e segmentação sem precedentes. Mas em cada uma das redes sociais há oportunidades à espreita.
A taxa de penetração do Facebook entre as pessoas que acedem à Internet é superior a 85%. Quer anunciar a pessoas de uma determinada faixa etária e com uma certa profissão? Pode fazê-lo e ainda seleccionar a localização, o género e interesses, por exemplo.
OBJECTIVOS DA PUBLICIDADE NAS REDES SOCIAIS
- Promover a notoriedade duma empresa, marca, produto e/ou serviço;
- Aumentar a audiência, alargar o seu target e gerar envolvimento;
- Atrair visitantes ao site e/ou conquistar leads para o departamento comercial.
Para alcançar estes objectivos existem anúncios de diferentes tipologias que podem conduzir os utilizadores ao seu site, angariar novos fãs ou promover conteúdos (lançamentos, promoções, eventos).
E se o Facebook adquiriu uma relevância extraordinária, há mais redes onde pode anunciar, tudo depende dos seus objectivos. Se os seus clientes são empresas, o Linkedin é óptimo para atingir os decisores no contexto certo. O Twitter é rapidíssimo a disseminar informação e a gerar conversação em redor de um tema. Através da publicidade no Youtube pode explorar o apetite pelos conteúdos vídeo.
O NOSSO PROCESSO E AS MELHORES PRÁTICAS
O PROCESSO
- Definição de objectivos;
- Segmentação do público-alvo;
- Criação dos anúncios;
- Gestão do orçamento e selecção das modalidades de pagamento;
- Testes, monitorização e optimização das campanhas;
- Avaliação do desempenho.
AS MELHORES PRÁTICAS
A maioria das redes sociais começaram por ser espaços de socialização e partilha mas actualmente são também uma plataforma de negócios para as empresas, pelo que importa conhecer e seguir as melhores práticas:
- Manter o foco – produzimos a campanha que melhor responde aos seus objectivos e se adequa ao seu público.
- Acertar a frequência – exploramos todo o potencial das redes sociais sem parecermos intrusivos.
- Respeitar as regras da publicidade nas redes sociais: não esquecemos que a “sua” página de Facebook é “emprestada” pelo próprio Facebook, que tem as suas regras.
- Criar anúncios de qualidade – boas imagens, bons vídeos, relevância, copy de qualidade.
- Criar páginas de chegada para os anúncios.
- Testar sempre – os formatos, anúncios, segmentação, páginas de chegada…
- Avaliar a performance – nº de impressões, taxa de clicks, acções, preço por fã, alcance…
MUITAS REDES, MULTÍPLOS BENEFÍCIOS
A publicidade nas redes sociais pode ser muito útil à concretização de alguns dos objectivos de marketing digital das empresas, designadamente relacionados com o branding, com o reforço da sua visibilidade, com o envolvimento e angariação de clientes e com a promoção da fidelização.
Seguem-se alguns dos benefícios associados a este tipo de publicidade:
- Grande impacto – local, regional, nacional ou mundial: consegue chegar a milhões de utilizadores da Internet.
- Segmentaçao fina – podemos apresentar os seus anúncios apenas a grupos específicos de pessoas, que correspondam ao perfil do seu público-alvo. Quanto maior a segmentaçao menor é o alcance mas maior será a eficácia.
- Taxa de retenção da informação – como as redes sociais são de uso muito frequente, os seus anúncios serão vistos várias vezes pela mesma pessoa, o que é excelente para empresas novas ou pouco conhecidas.
- Valor de branding das impressões (visualizações) – a visualização dos anúncios gera valor para as empresas ao nível do brand awareness, mesmo que os anúncios não cheguem a ser clicados.
- Custos reduzidos – se fizer uma boa segmentação do seu público-alvo, a publicidade no Facebook, por exemplo, sair-lhe-á a preços que o vão surpreender pela positiva. Em termos gerais, a publicidade online é bastante acessível.
- Rapidez e flexibilidade – a publicidade nas redes sociais é óptima para divulgar eventos e promoções, por exemplo.
- Utilizadores mobile – as aplicações mobile das redes sociais são usadas intensivamente nos smartphones.