SEGUIR POTENCIAIS CLIENTES PELA INTERNET
Quem não acredita em segundas oportunidades ainda não conhece o Remarketing/Retargeting. Com esta nova forma de publicidade online as empresas têm todas as oportunidades que quiserem.
Como por magia, agora pode seguir potenciais clientes (que já mostraram interesse nos seus produtos/serviços) pela Internet.
A maioria das pessoas não compra produtos/serviços na primeira visita que faz a um site, mesmo que gostem do que lhes é proposto. Agora imagine que as pode trazer de volta nos dias seguintes criando anúncios que só serão visualizados por elas nas páginas de outros sites que visitem na Internet – é isso que faz o Retargeting/Remarketing.
COMO IMPLEMENTAMOS O SERVIÇO
Um número considerável de processos de compra online acaba com um carrinho de compras abandonado. Essas pessoas podem ter optado pela concorrência mas também pode ter havido um problema de usabilidade no site ou, simplesmente, a vida offline pode ter-se atravessado no caminho e desviado a atenção para outras prioridades.
Através do serviço de Retargeting/Remarketing, a TRIGGER coloca essas pessoas numa lista especial e quando elas navegarem pela Internet nos dias seguintes deparam com um anúncio ao produto/serviço que quase tinham comprado. O serviço funciona à base de cookies que identificam os visitantes do seu site e permitem seguir o rasto dos utilizadores nas páginas que visitarem depois.
Os cookies são anónimos, não é recolhida informação pessoal sobre as pessoas; a tecnologia apenas identifica a presença do visitante em sites e informa o serviço de retargeting, que disponibiliza o anúncio nas páginas em que ele se encontrar. Com o retargetinbg/remarketing pode escolher que página especifica do seu site activa o cookie do retargeting, ou seja, a quem quer mostrar o anúncio que tem preparado: a quem visitou a homepage, a quem visitou a página de um determinado produto, a quem abandonou o carrinho de compras a meio?
Porque são muito segmentadas e contextualizadas, as campanhas de Retargeting/Remarketing saem muito barata e o retorno do investimento é bastante elevado. Mas atenção, seguir pessoas pela Internet com anúncios personalizados pode ser assustador, pelo que esta táctica de publicidade online deve ser implementada por profissionais ou pode tornar-se contraproducente.
BENEFÍCIOS MAIS IMPORTANTES
- Oportunidades redobradas – Consegue trazer as pessoas de volta ao seu site para tentar vender-lhe os seus produtos/serviços.
- Taxas de clique mais elevadas – porque os anúncios só são apresentados a quem já visitou o site e mostrou interesse pelo produto/serviço.
- Maior eficácia – as pessoas já estão familiarizadas com o que a sua empresa está a promover, logo estão numa fase do processo de compra mais próxima da conversão.
- Eficiência – porque pode estar a anunciar apenas para algumas dezenas ou centenas de pessoas, consegue uma óptima relaçao custo-benefício.
- Ofertas exclusivas – pode decidir incluir nos seus anúncios descontos ou outros incentivos à compra apenas para as pessoas que já visitaram o seu site e saíram sem ter comprado.
- Reputação – se visitou o site de uma empresa e depois encontra anúncios aos produtos que teve a observar em diferentes locais da Internet fica com a impressão de que se trata de uma empresa inovadora e com grande dinamismo.
- Factor WOW – aos utilizadores, parece que a sua empresa está em todo o lado por onde navegam.