EXPLORAR O CRESCIMENTO DO MOBILE
O que é que acontece se o seu site ou loja online não estiver preparado para ser visualizado no smartphone ou no tablet? O mais provável é que perca potenciais clientes para a concorrência.
Os ecrãs dos smartphones/tablets são mais pequenos, a navegação é vertical e a sua capacidade de processamento é menor. Umas sites que não estejam adaptados às características dos aparelhos móveis oferecem uma péssima experiência de navegação e dificilmente têm hipóteses de fazer negócio.
Para conseguir receber condignamente os utilizadores mobile tem 3 opções ao seu dispor:
- Um site responsive (que se ajusta automaticamente aos monitores em que é visualizado);
- Um site específico para aparelhos móveis ou;
- Uma aplicação para mobile.
Qual escolher? Depende das circunstâncias e dos objectivos a cumprir. Se tiver um site que possa ser redesenhado ou quiser um site novo, sugerimos o responsive webdesign, cuja principal vantagem é não necessitar de ser actualizado separadamente; se não puder fazê-lo, é preferível criar um site próprio para mobile; relativamente às aplicações, raramente substituem a necessidade de ter um site, servem sobretudo para acrescentar valor.
CARACTERÍSTICAS A TER EM CONTA
Para proporcionar uma experiência de utilização óptima um site mobile deve ter em conta as características do mobile (técnicas, dimensões, navegação), o perfil dos utilizadores, os contextos de utilização e fornecer conteúdos úteis.
Na TRIGGER exploramos três conceitos fundamentais para mobile marketing (conveniência, contexto e entretenimento) e criamos sites:
- Com design apelativo;
- Simples de navegar;
- Que facilitam os processos de conversão;
- Optimizados para SEO;
- Amigos do dedos que os navegam.
BENEFÍCIOS DE UMA BOA PRESENÇA MOBILE
- Melhor experiência de utilização:
- maior rapidez no carregamento;
- melhor design;
- melhor leitura/visualização.
- Uma melhor experiência de utilização proporciona:
- mais visitas;
- mais tempo nas páginas;
- conversões mais fáceis;
- mais reputação.
- Melhor posicionamento nos motores de busca.
- Maior retorno do investimento em publicidade.
- Uma enorme vantagem competitiva comparativa com sites concorrentes não optimizados para o mobile.