A Gestão no Marketing em Redes Sociais
Para obter retorno a sério da sua presença nas redes sociais só há duas opções válidas: contratar o serviço a profissionais ou formar quadros internos – a TRIGGER pode ajudar as empresas em ambas as situações.
A gestão de redes sociais e comunidades é um dos maiores, mais fascinantes e importantes desafios do marketing digital e não deve ser palco para abordagens de puro voluntarismo porque a reputação da sua empresa joga-se a cada post ou tweet. Pelo contrário, o marketing nas redes sociais requer um leque de competências diversificadas (sociais, estratégicas, analíticas e de produção de conteúdos) nem sempre possíveis de reunir num mesmo indivíduo. As oportunidades são bem maiores que os riscos mas o amadorismo pode atrair problemas.
BENEFÍCIOS
01
CONTACTOMAIS PROXIMIDADE
As Redes Sociais permitem-nos abrir e alimentar novos pontos de contacto com consumidores e potenciais clientes.
02
PROMOÇÃOMAIS TRÁFEGO & VENDAS
Gerar tráfego ou obter leads qualificadas (contactos de pessoas interessadas na oferta que fazem crescer a sua base de dados).
03
HUMANIZAÇÃOMAIS PERSONALIDADE
Promover os valores da marca, construir uma identidade e transmitir uma imagem de proximidade e simpatia.
04
PERCEÇÃOMELHOR APOIO
Com este novo ponto de contacto, aperfeiçoamos o serviço de apoio ao cliente e até descobrimos novas oportunidades de negócio.
05
PREFERÊNCIAMAIS ENVOLVIMENTO
Criar e desenvolver uma comunidade dinâmica e participativa de utilizadores que se mostra leal à marca e promove o passa-palavra.
06
POLIVALÊNCIAMAIS OPORTUNIDADES
Aperfeiçoar os processos de conversão, distribuir conteúdos em diferentes plataformas, obter benefícios para SEO, e muito mais.
Erros frequentes na gestão de redes sociais
As redes sociais são o que há de mais parecido com o passa-palavra no universo digital. Os clientes e fãs das empresas foram sempre um dos mais importantes e fidedignos veículos para transmitir a sua mensagem. E agora têm um poder reforçado, nenhuma empresa pode ignorá-lo.
No entanto, para poder beneficiar desse poder é necessário compreender muito bem a lógica de funcionamento do meio e as expetativas dos utilizadores de redes sociais na relação com as marcas. E, em especial, é necessário evitar erros amadores que põem em causa a reputação da sua empresa e que o impedem de aproveitar todo o potencial destas ferramentas digitais.
Gestão In-House ou pela TRIGGER?
Cenário 1: pretende manter a gestão de redes sociais e comunidades dentro de portas e fornecer formação a um ou mais dos seus quadros. A TRIGGER elabora-lhe um plano de formação à medida dos seus objetivos, das suas necessidades e do perfil dos formandos. Consoante os casos, este plano pode formativo pode ir da simples criação de vários tipos de posts, à criação de aplicações e análise de métricas. Adicionalmente, podemos ainda fornecer-lhe consultoria estratégica, para que saiba não apenas como mas também o que e porque fazer.
Cenário 2: prefere libertar os seus recursos humanos para outras funções e contratar à TRIGGER uma gestão de redes sociais profissional orientada por uma estratégica integradora, independentemente na rede ou redes sociais em causa (Facebook, Linkedin, Twitter, Pinterest, G+, Youtube…). Neste cenário, na gestão da conta desempenharemos funções em diferentes níveis de ação: