7 RECOMENDAÇÕES PARA CRIAR UM WEBSITE EFICAZ | SITEMAP 36

O “SiteMap – um guia para o marketing digital” é uma rubrica semanal da agência TRIGGER na MAIS OESTE RÁDIO. Pode ouvi-la na rádio todas as segundas-feiras (8:50, 11.05, 12:20 e 17:45, 23.10). No nosso blogue pode ouvir e subscrever o Podcast ou ler a transcrição de cada programa. 


SITEMAP, PROGRAMA 36

Porque um dos primeiros motivos que leva as empresas a contactar uma agência é a necessidade de renovar o seu website ou de desenvolver um novo, hoje deixamos-lhe uma lista de recomendações a seguir para garantir que o resultado final será um website que inclui todas as melhores práticas atuais.

TRANSCRIÇÃO INTEGRAL:

Olá a todos!

Estamos de volta para mais um SiteMap, uma colaboração entre a agência TRIGGER e a MAIS OESTE RÁDIO destinada a promover a adopção de estratégias e serviços de marketing digital pelo tecido empresarial da região Oeste, nomeadamente pelas PME.

Na semana passada apresentámos um conjunto de dicas que as empresas devem considerar no processo de selecção de uma agência de marketing digital. E porque um dos primeiros motivos que leva as empresas a contactar uma agência é a necessidade de renovar o seu website ou de desenvolver um novo, hoje deixamos-lhe uma lista de recomendações a seguir para garantir que o resultado final será um website que inclui todas as melhores práticas actuais.

1. DESIGN RESPONSIVO

Com a expansão aceleradíssima do número de pessoas que acede à Internet através de smartphones e tablets, as empresas já não podem prescindir de ter um site preparado para ser visualizado em aparelhos móveis. Ao ajustar automaticamente o layout do site às dimensões do ecrã em que ele é visto, o design responsivo garante-lhes exactamente isso… e também que o site não será penalizado pelo Google no ranking das pesquisas mobile.

2. UMA BOA EXPERIÊNCIA DE UTILIZAÇÃO

É decisiva para o sucesso de qualquer website. Para a alcançar necessita do já referido design responsivo, de uma navegação fácil e adequada, de uma arquitectura de informação coerente e de bons conteúdos. Caso contrário, vai ter utilizadores insatisfeitos que, obviamente, não convertem.

3. BOM COPY E CONTEÚDOS DE QUALIDADE

O conteúdo é mesmo rei, para os utilizadores e para os motores de pesquisa. Colocar um site online há muito que deixou de ser suficiente. Hoje, precisa de uma estratégia de conteúdos que acrescentem valor ao público-alvo e que sejam actualizados frequentemente, factores muito valorizados pelo Google.  Um site que não é actualizado é um cadáver adiado –  por isso mesmo, ter um blog corporativo integrado no website tornou-se quase obrigatório.

Saiba mais sobre a importância do copywriting.

4. SEO INTELIGENTE

Hoje utilizamos a pesquisa para quase tudo e isso torna o SEO (Optimização para Motores de Pesquisa) extremamente importante. Mas inteligente é a palavra a reter – uma boa estratégia de SEO já não vive apenas de keywords e links. Exige maior abrangência, mais colaboração entre os diferentes profissionais de uma agência, mais conteúdos, mais trabalho e… menos truques.

Leia este artigo para saber o que é um trabalho de SEO sério.

5. UM SISTEMA DE GESTÃO DE CONTEÚDOS (CMS)

Se os conteúdos são fundamentais, facilmente se compreende que possuir uma forma ágil de actualizar o website também é indispensável. Sistemas de gestão de conteúdos (Content Management System  – CMS) extremamente intuitivos como o WordPress facilitam esse processo e, inclusivamente, permitem às empresas autonomizarem-se na tarefa de criarem artigos para o blog ou actualizarem o seu portefólio, por exemplo.

6. ANALÍTICA WEB

Uma das maiores vantagens do marketing digital, que aliás já mencionámos inúmeras vezes nesta rubrica, é a de permitir medir quase tudo com exactidão. Infelizmente, muitas são ainda as empresas que não sabem o número de visitantes do site, as páginas mais visitadas, o tempo médio de uma visita, as páginas de abandono, etc. Instalando o Google Analytics, por exemplo, é possível medir tudo isto, optimizar o desempenho do site e aumentar o retorno.

7. DESIGN DE QUALIDADE

É essencial para a experiência de utilização e, por mais importantes que os conteúdos textuais sejam (e são!), existe um factor de imediatez associado à imagética que contribui para formar uma primeira impressão no utilizador ainda antes da leitura de qualquer excerto de texto. Obviamente, isto é extremamente importante e, para algumas áreas de negócio com maior expressão visual, pode ser absolutamente decisivo.

Estas são as nossas recomendações para o caso de estar a pensar criar um novo website. No próximo programa vamos dizer-lhe como transpor o valor de SEO do site antigo para o novo e evitar desaparecer dos resultados do Google no processo. Contamos consigo desse lado. Até para a semana e bons negócios!

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