10 VANTAGENS DOS ANÚNCIOS GOOGLE ADWORDS | SITEMAP 18

O “SiteMap – um guia para o marketing digital” é o resultado de uma parceria entre a agência TRIGGER e a Mais Oeste Rádio. Na rádio, passa semanalmente às segundas-feiras (8:50, 11.05, 12:20 e 17:45, 23.10 ). No nosso blogue pode ouvir e assinar o Podcast ou aceder à transcrição dos programas.


SITEMAP, PROGRAMA 18

A publicidade através de campanhas de anúncios Google Adwords oferece um considerável leque de vantagens a empresas de todas as dimensões e sectores de actividade. Hoje, apresentamos 10 das mais importantes.

TRANSCRIÇÃO INTEGRAL:

Olá e sejam bem-vindos a mais um siteMap, o vosso guia para o marketing digital.

Na semana passada iniciámos uma série de programas sobre campanhas da rede de pesquisa do Google Adwords, começando por explicar brevemente em que consiste esta táctica de marketing digital e a importância de conseguir um bom índice de qualidade para melhorar a relação custo-benefício e evitar desperdiçar o orçamento. Não deixe de consultar a nossa Introdução ao Google Adwords.

A publicidade através de anúncios Google Adwords oferece um considerável leque de vantagens a empresas de todas as dimensões e sectores de actividade. Sem mais demoras, no programa de hoje apresentamos 10 das que consideramos mais importantes:

1. CONTEXTO

É fundamental. Os anúncios Google Adwords surgem no local certo e no momento adequado, como uma resposta às pesquisas realizadas pelos utilizadores, que por isso o receberão com satisfação.

2. RELEVÂNCIA

O contexto de apresentação aumenta a relevância dos anúncios, ie, eles são considerados úteis pois são apresentados apenas a quem já está à procura do produto ou serviço que é anunciado. E quanto maior a relevância maior será a propensão para o clique.

3. SEGMENTAÇÃO DO PÚBLICO-ALVO

As possibilidades de segmentação aumentam ainda mais a relevância dos anúncios porque, para além da escolha dos termos de pesquisa que os activam, pode ainda segmentar-se a sua apresentação por país, região ou língua, por exemplo.

4. TRÁFEGO QUALIFICADO

Como consequência dos pontos anteriores, as campanhas de anúncios Google Adwords permitem-lhe captar tráfego qualificado, ou seja, atrair visitantes que estão realmente interessados nos produtos e serviços e que, assim sendo, têm um maior potencial de conversão (predisposição para realizar a acção pretendida, por exemplo uma compra).

5. BOA RELAÇÃO CUSTO-BENEFÍCIO

Se a campanha estiver correctamente configurada, conseguem-se boas taxas de conversão e uma relação custo-beneficio muito favorável. Infelizmente, raramente é esse o caso quando as PME optam por gerir as campanhas internamente.

6. PAGAMENTO POR CLIQUES

O CPC (Cost Per Click) é a modalidade de pagamento mais comum na rede de pesquisa do Google Adwords. Adoptando-a, uma coisa está garantida desde logo: só é necessário pagar quando os utilizadores interagem com o anúncio e apresentado e visitam o seu site. Esta é  a nossa sexta vantagem.

7. NOTORIEDADE GRÁTIS

Trata-se de uma vantagem adicional e pouco comentada dos anúncios Google Adwords: mesmo quando não são clicados eles dão um importante contributo para o aumento da notoriedade das empresas. E sem custos.

8. CÁLCULO EXACTO DO RETORNO

Em 8º lugar, a possibilidade de calcular rigorosamente o retorno do investimento: através da integração entre Google Adwords e Google Analytics é possível saber exactamente quantas pessoas clicaram nos anúncios e quantos desses cliques converteram. Basta atribuir um valor à conversão para saber exactamente qual o retorno das campanhas.

9. MONITORIZAÇÃO EM TEMPO REAL

O Google Adwords permite não apenas recolher a informação necessária sobre as campanhas mas também agir imediatamente para optimizar a sua performance – pode, por exemplo, eliminar na hora uma palavra-chave que não lhe traga resultados, aumentar o lance de um determinado anúncio, modificar o copy de um outro etc…

10. CONTROLO DE CUSTOS

Por último, o controlo de rigoroso dos custos – basta definir o orçamento diário da campanha para que, uma vez atingido, os anúncios deixem de ser apresentados. Não corre riscos.

E por hoje é tudo. Não percam o programa da próxima semana para ficarem a conhecer alguns dos erros mais comuns em Google Adwords e também algumas das melhores práticas na gestão das campanhas.

Até lá, boa semana e bons negócios!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.