8 VANTAGENS DO MARKETING DIGITAL | SITEMAP 03

Terceiro link do SiteMap – um guia para o marketing digital. O siteMap é uma parceria entre a TRIGGER e a Mais Oeste Rádio, onde passa semanalmente às segundas-feiras (8:50, 12:20 e 17:45). No nosso blogue poderá ouvir todos os programas, subscrever o Podcast ou aceder à transcrição da rubrica.

SITEMAP, PROGRAMA 3, 20 DE ABRIL DE 2015

uma estratégia de marketing digital 360º permite-lhe multiplicar os pontos de contacto entre consumidores e marcas, acrescentar valor e medir o retorno.

 

TRANSCRIÇÃO INTEGRAL:

Sejam bem-vindos a mais um SiteMap, a vossa rubrica semanal sobre marketing digital.
No programa anterior concluímos que a Internet e a web 2.0 mudaram o processo de compra e o consumidor e que as empresas devem adaptar-se à nova realidade ou, inevitavelmente, sofrerão as consequências.

Mas afinal, quais as vantagens de fazer uma aposta no marketing online? Seguem-se apenas 8, por escassez de tempo:

1. A primeira é justamente o facto de ACOMPANHAR A EVOLUÇÃO DO CONSUMIDOR. Hoje as decisões de compra baseiam-se sobretudo em informação recolhida online – se não estiver lá vai perder clientes para a concorrência.

2. A segunda vantagem é poder TRABALHAR TODAS AS FASES DO PROCESSO DE COMPRA moderno recorrendo a serviços específicos para captar a atenção, gerar interesse, influenciar a escolha, promover a compra e fomentar a lealdade.

3. Em 3ª lugar o ALCANCE: online não há fronteiras nem horários. Disseminar a sua mensagem em diferentes mercados nunca foi tão acessível.

4. Por contraponto, a SEGMENTAÇÃO – ou seja, poder chegar com a mensagem certa a um público-alvo específico seleccionado em função de atributos como a localização, idade e interesses. O marketing digital permite-lhe produzir contexto, voltar a ser relevante.

5. Depois, a boa RELAÇÃO CUSTO-BENEFÍCIO – se é uma PME e não pode investir na imprensa, TV ou em Outdoors, vai descobrir que online faz mais com menos custos. Mas atenção: se lhe parecer demasiado barato, fuja.

6. Uma 6ª e fundamental vantagem é a POSSIBILIDADE DE MEDIR – não falamos de audiências, share ou tiragens mas sim de dados concretos: quantas pessoas visitaram uma página do seu site, quantas clicaram num anúncio, quanto pagou por cada clique? Medir para calcular e optimizar o retorno.

7. Em sétimo lugar a COMPONENTE SOCIAL. O tempo dos pregões acabou, hoje é necessário dialogar. Através das redes sociais ou de um blogue pode criar uma comunidade de fãs e torná-los embaixadores da sua marca. É o passa-palavra dos tempos modernos. E ainda pode descobrir novas oportunidades de negócio: Social Media marketing a sério é tanto escutar quanto falar.

8. RAPIDEZ E FLEXIBILIDADE – Esqueça o pânico da impressão. Online pode testar, analisar e optimizar em tempo real e tomar decisões baseadas em estatísticas, não em sensações.

Em conclusão e numa frase: uma estratégia de marketing digital 360º permite-lhe multiplicar os pontos de contacto entre consumidores e marcas, acrescentar valor e medir o retorno.

O SiteMap de hoje fica por aqui: voltamos para a semana com mais um link sobre marketing digital. Até lá, bons negócios!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.