MARKETING DIGITAL 360º | SITEMAP 04

Quarto link do SiteMap – um guia para o marketing digital. O SiteMap é uma parceria entre a TRIGGER e a Mais Oeste Rádio, onde passa semanalmente às segundas-feiras (8:50, 12:20 e 17:45). No nosso blogue poderá ouvir todos os programas, subscrever o Podcast e aceder à transcrição da rubrica.

SITEMAP, PROGRAMA 4, 20 DE ABRIL DE 2015

 De que adianta ter um website que ninguém visita. A resposta é curta e cruel: não adianta nada. E se ele for muito visitado mas não gerar negócio? A resposta é a mesma. Lembre-se disto: a eficácia do marketing digital começa pelo seu website, que deve estar apto a contribuir para os seus objectivos de marketing e vendas!

 

TRANSCRIÇÃO INTEGRAL:

Boa tarde e bem-vindos a mais um SiteMap, a rubrica semanal sobre marketing digital.

Nos programas anteriores mencionámos em diversas ocasiões o conceito de “marketing digital 360º”, mas o que quer isso dizer exactamente? A ideia é a seguinte: a combinação de diferentes serviços de marketing digital aumenta a eficácia de uma estratégia e promove um maior retorno porque existem serviços específicos para os diferentes objectivos a cumprir.

De que adianta ter um website que ninguém visita? A resposta é curta e cruel: não adianta nada. E se ele for muito visitado mas não gerar negócio? A resposta é a mesma. Lembre-se disto: a eficácia do marketing digital começa pelo seu website, que deve estar apto a contribuir para os objectivos de marketing e vendas! Para isso precisa de alguém que o pense estrategicamente, de conteúdos que fomentem o interesse, gerem pedidos de informação e potenciem as vendas. E claro, precisa de obter de um bom posicionamento nos resultados das pesquisas.

Para conseguir tudo isto não lhe basta contratar um web developer. No mínimo precisa também de um bom web copywriter e de um especialista de optimização para motores de pesquisa. E eles devem trabalhar em conjunto porque os textos influenciam o posicionamento do site. Obviamente, se só quiser gastar 500 euros de uma coisa pode estar certo: não vai ter o que precisa.

Mas a conjugação de Desenvolvimento Web, Copywriting e SEO é apenas o pacote indispensável. Um plano de marketing digital 360º considera a existência de 4 tipos de meios:

  1. Os MEIOS PRÓPRIOS, ie, aqueles que as empresas controlam, por exemplo o website;
  2. Os MEIOS PAGOS, por exemplo uma campanha de Google Adwords
  3. Os MEIOS PARTILHADOS, lguém que faz share de um post publicado na página de Facebook da sua empresa;
  4. E os MEIOS CONQUISTADOS, por exemplo uma recomendação ou uma review dos seus produtos ou serviços.

Obviamente, a selecção do tipo de meios e dos serviços específicos a utilizar dependerá sempre do negócio e dos objectivos em causa, do público a alcançar e da fase do processo de compra a trabalhar. É exactamente esse o primeiro desafio de uma agência de marketing digital: o seu trabalho não é apenas fornecer-lhe o serviço A ou B, trata-se de pensar o seu negócio e definir o marketing mix mais adequado para que possa multiplicar os pontos de contacto com os seus potenciais clientes e maximizar a eficácia em cada um deles. E depois, passar da teoria à prática; e prestar-lhe contas com base em dados mensuráveis.

Por hoje é tudo, o SiteMap volta para a semana com mais um link sobre marketing digital.

Bons negócios!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.