Uma estratégia de marketing digital 360º permite-lhe multiplicar os pontos de contacto entre consumidores e marcas, acrescentar valor e medir o retorno.
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TRANSCRIÇÃO INTEGRAL:
Sejam bem-vindos a mais um SiteMap, a vossa rubrica semanal sobre marketing digital.
No programa anterior concluímos que a Internet e a web 2.0 mudaram o processo de compra e o consumidor e que as empresas devem adaptar-se à nova realidade ou, inevitavelmente, sofrerão as consequências.
Mas afinal, quais as vantagens de fazer uma aposta no marketing online? Seguem-se apenas 8, por escassez de tempo:
1. Acompanhar a evolução do consumidor
Hoje as decisões de compra baseiam-se sobretudo em informação recolhida online – se não estiver lá vai perder clientes para a concorrência.
2. Trabalhar todas as fases do processo de compra moderno
Recorrendo a serviços específicos para captar a atenção, gerar interesse, influenciar a escolha, promover a compra e fomentar a lealdade.
3. Alcance
Online não há fronteiras nem horários. Disseminar a sua mensagem em diferentes mercados nunca foi tão acessível.
4. Segmentação
Ou seja, poder chegar com a mensagem certa a um público-alvo específico selecionado em função de atributos como a localização, idade e interesses. O marketing digital permite-lhe produzir contexto, voltar a ser relevante.
5. Relação custo-benefício
Se é uma PME e não pode investir na imprensa, TV ou em Outdoors, vai descobrir que online faz mais com menos custos. Mas atenção: se lhe parecer demasiado barato, fuja.
6. Possibilidade de medir
Não falamos de audiências, share ou tiragens mas sim de dados concretos: quantas pessoas visitaram uma página do seu site, quantas clicaram num anúncio, quanto pagou por cada clique? Medir para calcular e otimizar o retorno.
7. Componente social
O tempo dos pregões acabou, hoje é necessário dialogar. Através das redes sociais ou de um blogue pode criar uma comunidade de fãs e torná-los embaixadores da sua marca. É o passa-palavra dos tempos modernos. E ainda pode descobrir novas oportunidades de negócio: Social Media marketing a sério é tanto escutar quanto falar.
8. Rapidez e flexibilidade
Esqueça o pânico da impressão. Online pode testar, analisar e otimizar em tempo real e tomar decisões baseadas em estatísticas, não em sensações.
Em conclusão e numa frase: uma estratégia de marketing digital 360º permite-lhe multiplicar os pontos de contacto entre consumidores e marcas, acrescentar valor e medir o retorno.
O SiteMap de hoje fica por aqui: voltamos para a semana com mais um link sobre marketing digital. Até lá, bons negócios!