Depois da série de programas que dedicámos ao SEO ou Otimização para Motores de Busca, hoje vamos explorar uma outra forma do seu site alcançar o topo do Google e conseguir mais visitas, leads e vendas. Falamos dos anúncios da rede de pesquisa do Google Adwords. Este é o primeiro de 4 programas dedicados ao tema.
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TRANSCRIÇÃO INTEGRAL:
Olá e sejam bem-vindos a mais um SiteMap, o vosso guia para o Marketing Digital.
Depois da série de programas que dedicámos ao SEO ou Otimização para Motores de Pesquisa, hoje vamos explorar uma outra forma do seu site alcançar o topo do Google e conseguir mais visitas, leads e vendas. Falamos dos anúncios da rede de pesquisa do Google Adwords. Este é o primeiro de 3 programas dedicados ao tema.
1. Uma tática digital muito popular (para o bom e para o mau)
Devido às suas muitas vantagens, as campanhas de Google Adwords tornaram-se uma das táticas de marketing digital mais usadas pelas empresas; infelizmente, muito frequentes são também os erros de palmatória na implementação das campanhas, que têm como reflexo o desperdício do orçamento sem obtenção dos resultados desejáveis.
A abordagem dos erros mais comuns e das melhores práticas de Google Adwords fica para um próximo programa. Contudo, deixamos desde já um alerta: o Google Adwords não se compadece com voluntarismos, contratualize a criação e gestão das suas campanhas com especialistas para evitar gastar centenas de euros com resultados muito escassos.
2. Como funcionam os anúncios Google Adwords
Se utilizar o Google para pesquisar, por exemplo, por “carros usados”, vai reparar que os primeiros resultados do topo e da barra lateral surgem identificados como anúncios. Ou seja, aqueles anunciantes compraram ao Google o direito que apresentar anúncios a quem pesquisar pela expressão “carros usados”; quando clicados, esses anúncios remetem os utilizadores para o site do anunciante.
Ao contrário dos banners, os Anúncios Adwords só são ativados quando alguém pesquisa por palavras que foram previamente escolhidas pelos anunciantes e, além das palavras, pode ainda segmentar uma localização específica ou uma língua, por exemplo.
A principal característica deste tipo de anúncios é, portanto, o seu contexto de apresentação. Eles surgem apenas a quem já está à procura de um determinado produto ou serviço e, por isso mesmo, os utilizadores recebem-nos com satisfação, o que aumenta a possibilidade de serem clicados e de gerarem uma conversão.
3. A importância do Índice de Qualidade (IQ)
Outro dos aspetos muitíssimo relevantes dos anúncios Google Adwords é o chamado Índice de Qualidade (IQ), uma métrica que relaciona as palavras-chave da campanha com o texto dos anúncios e com os conteúdos das páginas de chegada e que é calculada sempre que um anúncio é exibido.
O Índice de Qualidade influencia a posição do anúncio e também o preço a pagar por cada clique – quanto maior o IQ menor será o custo por clique. A existência de um Índice de Qualidade transforma o Google Adwords numa meritocracia em que uma PME pode facilmente competir com empresas de maior dimensão no posicionamento obtido pelos seus anúncios e no valor que lhe é cobrado por cada clique. Por estes motivos, o Índice de Qualidade é, obviamente, mais um motivo para não encarar o Google Adwords de ânimo leve.
Explicado sucintamente o funcionamento do Google Adwords, para a semana vamos enumerar todas as suas vantagens para as empresas. Por hoje é tudo, até lá boa semana e bons negócios.