Nesta série de programas, ajudamo-lo a escolher a rede ideal para a sua empresa e para os seus objetivos. Começamos pela rede social mais popular, o Facebook, as suas vantagens e desvantagens.
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TRANSCRIÇÃO INTEGRAL:
Olá a todos! No último SiteMap salientámos que a multiplicação dos canais de marketing, nomeadamente digitais, veio reforçar a necessidade de pensar o processo de gestão de marcas ou branding de forma cuidada para assegurar a coerência multicanal. Hoje, focamo-nos especificamente no marketing em redes sociais com o objetivo de ajudar as empresas a escolherem a(s) rede(s) mais adequada(s) aos seus objetivos. Sim, porque não é preciso estar em todas as redes, o foco deve estar em ter uma boa presença nas redes em que ela se justifique.
AS QUESTÕES PRÉVIAS À ESCOLHA
Ainda antes de se focar nas características das redes sociais, o primeiro passo a dar é olhar para dentro, ou seja, tentar perceber o que a empresa pretende alcançar com a presença nas plataformas de social media e quais as condições efetivas para afirmar uma presença bem-sucedida. Nesta fase é importante colocar pelo menos 3 questões:
- Quais são os objetivos a alcançar – branding, engagement, tráfego, captação de leads?
- Quem é público-alvo da empresa?
- Quais os meios (recursos humanos, financeiros, tempo) que estão disponíveis para a gestão operacional da presença?
Uma vez respondidas estas 3 questões, deve então analisar-se cada uma das redes sociais em particular para tentar encontrar o(s) melhor(es) match(es) para a empresa. Deverão ser considerados critérios como o número de utilizadores ativos, o perfil desses mesmos utilizadores e as especificidades e funcionalidades de cada uma das redes sociais. Mas não no vazio. É preciso confrontar estes dados com as respostas fornecidas às questões anteriores.
SÍNTESE DE CARACTERÍSTICAS DAS PRINCIPAIS REDES SOCIAIS
Para compreender o que cada rede social pode aportar a um negócio, apresentamos-lhe de seguida uma breve síntese das suas características, vantagens e desvantagens – começando pelo Facebook. Como facilmente compreenderá, abordagens one size fits all não são boa ideia – cada caso é um caso, cada rede é uma rede.
FACEBOOK – ALCANCE E… SEGMENTAÇÃO
Tornou-se quase imprescindível para negócios de todas as dimensões. Não é apenas a rede social com maior número de utilizadores, mas também uma poderosa ferramenta de marketing. O seu apelo é transversal e em janeiro de 2016 contava já com 1.59 mil milhões de utilizadores mensalmente ativos.
VANTAGENS DO FACEBOOK
- Enorme alcance
- Opções de publicidade para captar leads ou encaminhar tráfego para o website com ótima segmentação e custos reduzidos
- É a aplicação mais utilizada pelos utilizadores de smartphones
- Possui métricas exaustivas para medir os resultados das ações desenvolvidas
DESVANTAGENS
- Declínio progressivo do alcance orgânico dos posts
- O Google não indexa as publicações – os conteúdos vivem exclusivamente no interior da plataforma
Escolha o Facebook se: pretende construir e alimentar uma comunidade de fãs chegando ao maior número de pessoas possível ou a grupos específicos através da publicidade segmentada.
Por hoje ficamos por aqui, mas voltamos já na próxima semana com a apresentação de mais 3 redes sociais: Twitter, LinkedIn e Google+. Contamos consigo desse lado. Até lá, boa semana e bons negócios!