ANÚNCIOS GOOGLE ADWORDS: 8 ERROS DESASTROSOS E COMO EVITÁ-LOS (2/2)| SITEMAP 20

O “SiteMap – um guia para o marketing digital” é o resultado de uma parceria entre a agência TRIGGER e a Mais Oeste Rádio. Na rádio, passa semanalmente às segundas-feiras (8:50, 11.05, 12:20 e 17:45, 23.10 ). No nosso blogue pode ouvir e assinar o Podcast ou aceder à transcrição dos programas.


SITEMAP, PROGRAMA 20

Na semana passada apresentámos os primeiros quatro de um conjunto de oito erros frequentes na gestão de campanhas Google Adwords, bem como as recomendações a seguir para os evitar. Hoje deixamos-vos o segundo grupo.

TRANSCRIÇÃO INTEGRAL:

Olá e sejam bem-vindos a mais um siteMap, o vosso guia para o marketing digital.

Na semana passada apresentámos os primeiros quatro de um conjunto de oito erros frequentes na gestão de campanhas Google Adwords, bem como as recomendações a seguir para os evitar. Hoje deixamos-vos o segundo grupo de 4 erros e porque  tempo é escasso, vamos a isto:

ERRO 5: ENVIAR TODOS OS CLIQUES PARA A HOMEPAGE DO SITE

É um daqueles erros de palmatória cometido por muitas PME – independentemente do seu conteúdo, quando são clicados os anúncios remetem sempre o utilizador para a homepage do site.

RECOMENDAÇÕES A SEGUIR:

Seleccione as páginas do website mais adequadas para funcionarem como páginas de chegada dos anúncios. Se um anúncio é sobre um produto especifico que tem uma página especifica no site, fará sentido enviar o utilizador para a Homepage? Não, não faz. Vai estar a frustrar as suas expectativas e a diminuir o índice de qualidade dos anúncios, que é influenciado pela experiência na página de chegada. E como já vimos na nossa anterior introdução ao Google Adwords, um índice de qualidade inferior vai aumentar o preço a pagar por clique.

ERRO 6: NÃO CRIAR EXTENSÕES AOS ANÚNCIOS

As extensões aumentam a mancha gráfica do anúncio nos resultados das pesquisas, conferindo-lhe maior visibilidade. Com elas pode ir além das limitações de caracteres do Adwords e promover o potencial de clique nos anúncios.

RECOMENDAÇÕES A SEGUIR:

Utilize as extensões de sitelink, anotação, localização, chamada e outras sempre que possível e pertinente. Com elas pode fornecer informação adicional sobre a empresa ou sobre um determinado produto ou serviço, acrescentando argumentos de persuasão que podem conduzir a um clique e a uma conversão/venda posterior.

ERRO 7: NÃO MEDIR AS CONVERSÕES

Para além dos cliques, o Google Adwords permite configurar o acompanhamento de conversões para ficar a saber se quem clicou no anúncio acabou por comprar um produto ou serviço ou executar outra qualquer açção desejada no website.

RECOMENDAÇÕES A SEGUIR:

Instale o código de acompanhamento de conversões para saber, por exemplo, quais os anúncios que vendem mais, em que períodos obtém mais conversões ou qual a taxa de conversão dos cliques. Se vender online vai conseguir saber exactamente qual o retorno da campanha, informação extremamente importante para decisões de investimento posteriores.

ERRO 8: NÃO MONITORIZAR A CAMPANHA

Trata-se de um erro crasso muito habitual em PME’s. Por falta de tempo e recursos humanos, as campanhas são frequentemente deixadas em autogestão até esgotarem o orçamento. Ora, a monitorização e optimização das campanhas de Adwords são factores fundamentais para o seu sucesso. Ignorar este aspecto é caminho certo para o desperdício.

RECOMENDAÇÕES A SEGUIR:

As campanhas de Adwords exigem monitorização e ajustes como pausar ou acrescentar palavras-chave, alterar os preços a pagar por clique, criar anúncios adicionais, etc. Se a gestão da campanha acaba sendo relegada para as últimas posições da lista de prioridades, o melhor mesmo é contactar uma agência de Adwords que a optimizará frequentemente de forma a maximizar o seu retorno.

E assim terminamos a apresentação de 8 erros e recomendações na gestão de campanhas de Adwords. Por hoje ficamos por aqui, para a semana trazemos mais um serviço de marketing digital.

Até lá, boa semana e bons negócios!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.