Segundo de uma série de 4 programas exclusivamente dedicada ao SEO – Otimização para Motores de Pesquisa. Fique a saber tudo o que uma empresa tem a ganhar com a implementação de uma estratégia de Otimização para Motores de Pesquisa.
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TRANSCRIÇÃO INTEGRAL:
Olá e sejam bem-vindos a mais um SiteMap.
Na semana passada apresentamos-lhe o serviço de SEO ou Otimização para Motores de Pesquisa, começando por explicar em que consiste e também como funciona o Google e a pesquisa online, uma atividade comum a quase todos os utilizadores da Internet. Pode encontrar esse post clicando aqui.
Hoje vamos debruçar-nos sobre as vantagens do SEO. Fique por aí para saber tudo o que uma empresa tem a ganhar com a implementação de uma estratégia de Otimização para Motores de Pesquisa.
SEO: AS VANTAGENS
Seguem-se sete das vantagens mais importantes do SEO:
1. Segmentação
Porque o SEO melhora o posicionamento dos sites no ranking das pesquisas fazendo com eles apareçam às pessoas que já estão ativamente à procura dos seus produtos, serviços ou conteúdos, ou seja, às pessoas que mais interessam.
2. Confiança
Uma segunda vantagem é a confiança – sabe-se que a maioria dos utilizadores prefere os resultados orgânicos aos resultados da publicidade de pesquisa, embora seja inteligente combinar ambas as táticas para potenciar o retorno.
3. Competitividade
É um dos aspetos mais interessantes do SEO. Mais importante que ser muito grande ou ter muito dinheiro, o que realmente importa é escolher a equipa certa para definir e implementar uma estratégia de otimização do seu site. Querem um exemplo? O da agência TRIGGER – estamos online há menos de um ano e temos uma equipa pequena, mas experimente pesquisar “agência de marketing digital” no Google e veja o que acontece… pois é, estamos nos primeiros lugares.
4. Custos reduzidos
O grosso do investimento em SEO é efetuado em alguns meses e os resultados obtidos podem ser mantidos a médio e longo prazo. Com isto reduz a necessidade de gastar centenas ou milhares de euros em campanhas publicitárias sucessivas.
5. Retorno elevado
Pense no seu próprio comportamento de pesquisa: quantas vezes avança para a segunda página de resultados do Google? Poucas, certamente. Os sites que não aparecem na 1ª página do Google raramente são encontrados; pelo contrário, um site que aparece na 1ª página para as pesquisas que são importantes para o seu negócio, preferencialmente nos primeiros 5 lugares, vai ser clicado muitíssimas mais vezes do que os restantes, o que vai aumentar significativamente o nº de pedidos de orçamento e, consequentemente, a possibilidade de obter novos clientes e fazer novos negócios.
6. Trabalhar as últimas fases do funil de marketing
Recorda-se de termos falado dele no SiteMap nº 6? O que isto quer dizer é que quem está pesquisar por um produto ou serviço online está realmente interessado em adquiri-lo ou, no mínimo, quer obter mais informação sobre ele, o que também é uma oportunidade.
7. Efeito ROPO
Por último, o SEO permite-lhe beneficiar do efeito ROPO, acrónimo para Research Online Purchase Offline. Ou seja, surgir bem posicionado nos resultados do Google não é importante apenas para as empresas que vendem online porque atualmente cerca de 2/3 do processo de tomada de decisão do consumidor são completados online. Mesmo que a compra seja posteriormente realizada numa loja física.
E estão resumidas as vantagens do SEO ou Otimização para Motores de Pesquisa. Na próxima semana vamos falar da evolução do algoritmo do Google e de práticas antigas de SEO que hoje são totalmente desaconselhadas… mas que ainda andam por aí! Contamos consigo.
Até lá, tenha uma boa semana e bons negócios.