O “SiteMap – um guia para o marketing digital” é o resultado de uma parceria entre a agência TRIGGER e a Mais Oeste Rádio, onde passa semanalmente às segundas-feiras (8:50, 12:20 e 17:45). No nosso blogue pode ouvir e assinar o Podcast ou aceder à transição dos programas.
Subscrever este Podcast Apple Podcasts | RSS
SITEMAP, PROGRAMA 13
Os programas anteriores foram dedicados ao copywriting e ao marketing de conteúdos. Hoje fazemos a introdução a um dos serviços de marketing digital mais importantes, o SEO, com o primeiro de uma série de 4 programas.
TRANSCRIÇÃO INTEGRAL:
Ola, sejam bem-vindos a mais um SiteMap – o vosso guia para o marketing digital.
No programa de hoje continuamos a apresentar-vos os serviços a que as empresas podem recorrer para conseguirem um marketing mix adequado à concretização dos seus objectivos. Hoje fazemos a introdução a um dos mais importantes: o SEO. Já por aqui falámos dele pontualmente, mas se não teve oportunidade de nos ouvir antes ou se quer saber mais sobre o assunto, então não perca o programa de hoje e os próximos 3.
O QUE É E PARA QUE SERVE O SEO
SEO significa Search Engine Optimization, isto é, Optimização para Motores de Pesquisa. Ou seja, trata-se de um conjunto de técnicas utilizadas para melhorar o posicionamento de um website na lista dos resultados apresentados por motores de pesquisa como o Google quando as pessoas pesquisam qualquer coisa.
Mas atenção, não estamos falar de fazer o site aparecer a quem está a pesquisar pelo nome de uma empresa – isso não é complicado mas quem pesquisa pelo nome da empresa é porque já a conhece; o objectivo é conseguir que o site surja a pessoas que não conhecem a empresa mas que estão a pesquisar produtos ou serviços que ela tem para vender, ou seja, que demonstram interesse. É isso que importa e pode permitir-lhe angariar novos clientes.
Vamos a exemplos. Se pesquisar por “turismo rural no oeste” o primeiro site a aparecer quando realizámos a pesquisa foi o de uma casa de campo do Cadaval, seguida de uma quinta na Lourinhã e de um hotel rural em Peniche. Mas já pensou porquê? Ou seja, como é que o Google decide quais os sites a presentar e por que ordem?
COMO É QUE O GOOGLE DECIDE O POSICIONAMENTO DO SITES
A coisa funciona mais ou menos assim:
- Através de um programa conhecido como Googlebot ou Spider, o Google rastreia frequentemente a Web à procura de novos sites ou de actualizações a sites existentes, processo conhecido como crawling;
- Depois, indexa essas páginas num gigantesco catálogo que guarda em cache;
- Quando um utilizador realiza uma pesquisa, o que o Google faz é comparar as palavras pesquisadas com os conteúdos textuais das páginas que tem indexadas;
- De seguida, recorre a um algoritmo para analisar a relevância de cada uma das páginas, algoritmo este que incorpora pelo menos duas centenas de factores de de ordenamento on-site e off-site;
- E por último, o Google apresenta os resultados considerados mais relevantes para os termos pesquisados e para o que entende ser a intenção da pesquisa do utilizador.
Numa perspectiva de optimização para motores de pesquisa podemos retirar daqui 3 conclusões rápidas:
- Em primeiro lugar é preciso garantir que as páginas do site são indexadas pelo Google;
- De seguida, é importante que os sites falem a linguagem do público-alvo, indo ao encontro da forma como eles pesquisam;
- Em terceiro lugar, para aumentar as possibilidades de obter um bom posicionamento, torna-se necessário conhecer o algoritmo do Google, que muda muito frequentemente.
Por hoje não temos tempo para mais, mas nas próximas semanas vamos continuar a falar de SEO, aprofundando o tema. Já na próxima apresentamos-vos todas as vantagens deste serviço de marketing digital. Não perca.
Até lá, boa semana e bons negócios.