7 VANTAGENS DO SEO PARA AS EMPRESAS | SITEMAP 14

O “SiteMap – um guia para o marketing digital” é o resultado de uma parceria entre a agência TRIGGER e a Mais Oeste Rádio, onde passa semanalmente às segundas-feiras (8:50, 12:20 e 17:45). No nosso blogue pode ouvir e assinar o Podcast ou aceder à transcrição dos programas.


SITEMAP, PROGRAMA 14

Segundo de uma série de 4 programas exclusivamente dedicada ao SEO – Optimização para Motores de Pesquisa. Fique a saber tudo o que uma empresa tem a ganhar com a implementação de uma estratégia de Optimização para Motores de Pesquisa.

TRANSCRIÇÃO INTEGRAL:

Olá e sejam bem-vindos a mais um SiteMap.

Na semana passada apresentamos-lhe o serviço de SEO ou Optimização para Motores de Pesquisa, começando por explicar em que consiste e também como funciona o Google e a pesquisa online, uma actividade comum a quase todos os utilizadores da Internet. Pode encontrar esse post clicando aqui.

Hoje vamos debruçar-nos sobre as vantagens do SEO. Fique por aí para saber tudo o que uma empresa tem a ganhar com a implementação de uma estratégia de Optimização para Motores de Pesquisa.

SEO: AS VANTAGENS

Seguem-se sete das vantagens mais importantes do SEO:

1. SEGMENTAÇÃO

Porque o SEO melhora o posicionamento dos sites no ranking das pesquisas fazendo com eles apareçam às pessoas que já estão activamente à procura dos seus produtos, serviços ou conteúdos, ou seja, às pessoas que mais interessam.

2. CONFIANÇA

2. Uma segunda vantagem é a confiança – sabe-se que a maioria dos utilizadores prefere os resultados orgânicos aos resultados da publicidade de pesquisa, embora seja inteligente combinar ambas as tácticas para potenciar o retorno.

3. COMPETITIVIDADE

É um dos aspectos mais interessantes do SEO. Mais importante que ser muito grande ou ter muito dinheiro, o que realmente importa é escolher a equipa certa para definir e implementar uma estratégia de optimização do seu site. Querem um exemplo? O da agência TRIGGER – estamos online há menos de um ano e temos uma equipa pequena, mas experimente pesquisar “agência de marketing digital” no Google e veja o que acontece… pois é, estamos no 1º lugar.

4. CUSTOS REDUZIDOS

O grosso do investimento em SEO é efectuado em alguns meses e os resultados obtidos podem ser mantidos a médio e longo prazo. Com isto reduz a necessidade de gastar centenas ou milhares de euros em campanhas publicitárias sucessivas.

5. RETORNO ELEVADO

Pense no seu próprio comportamento de pesquisa: quantas vezes avança para a segunda página de resultados do Google? Poucas, certamente. Os sites que não aparecem na 1ª página do Google raramente são encontrados; pelo contrário, um site que aparece na 1ª página para as pesquisas que são importantes para o seu negócio, preferencialmente nos primeiros 5 lugares, vai ser clicado muitíssimas mais vezes do que os restantes, o que vai aumentar significativamente o nº de pedidos de orçamento e, consequentemente, a possibilidade de obter novos clientes e fazer novos negócios.

6. TRABALHAR AS ÚLTIMAS FASES DO FUNIL DO MARKETING

Recorda-se de termos falado dele no SiteMap nº 6? O que isto quer dizer é que quem está pesquisar por um produto ou serviço online está realmente interessado em adquiri-lo ou, no mínimo, quer obter mais informação sobre ele, o que também é uma oportunidade.

7. EFEITO ROPO

Por último, o SEO permite-lhe beneficiar do efeito ROPO, acrónimo para Research Online Purchase Offline. Ou seja, surgir bem posicionado nos resultados do Google não é importante apenas para as empresas que vendem online porque actualmente cerca de 2/3 do processo de tomada de decisão do consumidor são completados online. Mesmo que a compra seja posteriormente realizada numa loja física.
E estão resumidas as vantagens do SEO ou Optimização para Motores de Pesquisa. Na próxima semana vamos falar da evolução do algoritmo do Google e de práticas antigas de SEO que hoje são totalmente desaconselhadas… mas que ainda andam por aí! Contamos consigo.

Até lá, tenha uma boa semana e bons negócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.