Num momento em que os consumidores têm pouca paciência para o marketing de interrupção, um site otimizado para surgir bem posicionado nas pesquisas tem ainda mais valor pois garante que as pessoas encontram as empresas certas no momento certo sem terem de ser importunadas.
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TRANSCRIÇÃO INTEGRAL:
Olá e sejam bem-vindos a mais um SiteMap – o vosso guia para o marketing digital.
Nos três programas anteriores:
- Falámos sobre o funcionamento da pesquisa e do Google
- Apresentámos 7 vantagens do SEO para as empresas
- Destacámos a evolução deste serviço em SEO: dos primeiros motores de busca a 2015
Hoje finalizamos esta série de 4 programas dedicada exclusivamente ao SEO, o serviço de marketing digital que tem como objetivo melhorar o posicionamento dos sites na lista de resultados apresentados pelos motores de pesquisa, dizendo-lhe o que precisa saber se pretende um trabalho de otimização para motores de pesquisa sério em 2015.
1. O SEO evoluiu, alguns profissionais não
Se tem um website e quer fazê-lo subir no ranking do Google, a boa notícia é que continua a ser possível fazê-lo. Mas atenção: fuja de quem começar por lhe garantir que coloca o seu site no topo sem ter efetuado previamente uma análise séria. Ou estão a tentar enganá-lo ou não sabem o que fazem. Corre o risco de estar a contratar um profissional com o mindset de há alguns anos, alguém que vai tentar enganar o Google e vai fazer com que o seu site acabe penalizado.
2. Atenção à evolução do algoritmo
SEO não é feitiçaria, é estratégia, conhecimento e trabalho. O Google evoluiu e as melhores práticas de SEO também. Fatores como a velocidade de carregamento das páginas, a arquitetura de informação do website, o mobile readiness e a experiência de utilização são cada vez mais importantes. Conteúdos de qualidade e atualizações recentes são fundamentais. E o link earning e a presença nas redes sociais substituíram práticas antigas de link building.
3. SEO é um trabalho de equipa
A evolução do SEO obriga a trabalhar de forma diferente e em equipa. O profissional de SEO de uma agência tem de articular-se com o web designer, com o copywriter e com o estratega digital. Idealmente, este processo deve iniciar-se antes do website ser colocado online, evitando-se assim que a estratégia de SEO possa vir a ser condicionada pelo site pré-existente.
4. Há práticas que permanecem
Nem tudo mudou. Algumas práticas continuam a ser importantes – por exemplo, compreender bem o comportamento de pesquisa e as palavras e expressões utilizadas, dar um título e uma descrição a cada página, usar os heading corretamente, possuir uma boa estrutura de links internos e ter URL’s user friendly, apenas para citar alguns.
Mas hoje o SEO vai muito além disto.
5. Se já está online, comece por uma boa auditoria
No caso dos sites que já estão online, um projeto de SEO exige uma rigorosa auditoria técnica e semântica prévia. Com base nos seus resultados, poderá ser necessário reestruturar a arquitetura de informação do site, modificar textos, redigir conteúdos adicionais, tornar o site mobile friendly, mais rápido a carregar e mais intuitivo de navegar. Por vezes, o ideal é mesmo criar um site novo e fazer tudo de raiz, mas bem feito.
CONCLUINDO…
Num momento em que os consumidores têm pouca paciência para o marketing de interrupção, um site otimizado para surgir bem posicionado nas pesquisas tem ainda mais valor pois garante que as pessoas encontram as empresas certas no momento certo sem terem de ser importunadas.
Para finalizar, duas recomendações:
- Se está a pensar fazer um website fale com uma agência porque terá o webdesign, o copy e o SEO a trabalharem em equipa. Isso hoje é essencial.
- Em segundo lugar, tenha cuidado com o que lhe prometem e opte por quem tem provas dadas. Essa postura pode evitar-lhe grandes dissabores.
Por hoje é tudo, contamos consigo para o próximo SiteMap. Até lá, boa semana e bons negócios!