Na criação de um website, é fácil esquecer dois ou três elementos essenciais que fazem a diferença no sucesso desse website. Entre esquecer os utilizadores mobile, a otimização para motores de pesquisa e os conteúdos de qualidade, analisamos os diferentes erros possíveis num novo website e como evitá-los.
Podcast: Play in new window | Download
TRANSCRIÇÃO INTEGRAL:
Olá e sejam bem-vindos a mais um SiteMap, o seu guia para o marketing digital. Nos próximos 4 programas vamos enumerar um conjunto de erros muito comuns em 4 áreas de intervenção do marketing digital, nomeadamente:
- No Website
- No Ecommerce
- Na Otimização para Motores de Pesquisa
- Na Gestão de Redes Sociais
Hoje dedicamo-nos ao primeiro. Aqui ficam então 11 erros a evitar no design e desenvolvimento de um novo website.
1. OPTAR POR UM SITE ESTÁTICO
Please don’t! Mesmo que encare o site apenas como uma montra, ter um gestor de conteúdos permite-lhe atualizá-la quando necessitar. Os sites estáticos são uma coisa do passado, não fazem nenhum sentido atualmente.
2. ESQUECER OS UTILIZADORES MOBILE
O número de utilizadores que usam smartphones para aceder à Internet cresce de forma acelerada ano após ano; não pode simplesmente ignorá-los. Uma empresa que não tenha um site mobile-friendly deve pensar seriamente em mudar isso… é um daqueles objetivos para ontem. Porque hoje já ninguém aceita ter de andar a fazer zoom no smartphone para conseguir perceber os conteúdos.
Saiba mais sobre Mobile Marketing nesta série de artigos.
3. ESQUECER A OTIMIZAÇÃO PARA MOTORES DE PESQUISA (SEO)
O site pode ser excelente, mas se ninguém o encontra de que vale isso? Recorra ao SEO para melhorar o posicionamento nas pesquisas orgânicas e obter mais tráfego.
Saiba mais sobre SEO nesta série de artigos.
4. FORNECER UMA MÁ EXPERIÊNCIA DE UTILIZAÇÃO
Os sites devem ser simples, carregar rapidamente, ter uma navegação intuitiva e as áreas mais importantes devem ser de acesso imediato. Um utilizador não deve ser obrigado a esperar ou a pensar para conseguir realizar uma determinada tarefa… ninguém tem tempo a perder.
5. MAUS CONTEÚDOS
Desatualizados, com erros ortográficos, copiados de outros locais, sem relevância para utilizador, não adequados às características específicas da leitura online…. Há de tudo. Conteúdos de qualidade e atualizações frequentes são essenciais em qualquer website. Sempre que possível, o ideal é contratar um web copywriter para essa tarefa.
Saiba mais sobre marketing de conteúdos neste artigo.
6. NÃO INCLUIR UM CAMPO DE PESQUISA
Quanto maior for o site mais ele se justifica como forma de aceder rapidamente às áreas desejadas.
7. NÃO INSTALAR O GOOGLE ANALYTICS
É uma ferramenta essencial que fornece informação estatística sobre o perfil dos utilizadores que visitam o site e o que fazem nele, permitindo-lhe saber, por exemplo, o número de visitantes, a duração média de uma visita, as páginas mais e menos visitadas, as páginas de abandono e muito mais… informação importantíssima que lhe permite compreender melhor o seu público-alvo e otimizar o site para melhorar os resultados.
8. NÃO POSSUIR UMA POLÍTICA DE PRIVACIDADES E COOKIES
Atenção, é obrigatória.
9. NÃO FACILITAR O ACESSO AOS CONTACTOS
O telefone e email devem ser facilmente acessíveis a partir de qualquer página e, de preferência, devem estar visíveis na Homepage.
10. FALTA DE LIGAÇÃO À HOMEPAGE
Esteja o utilizador onde estiver, deve poder aceder à página inicial com um único clique. O logótipo deve ter sempre um link para a Homepage.
11. FALTA DE MANUTENÇÃO TÉCNICA
Por razões de segurança e para garantir um funcionamento perfeito e evitar bugs, não pode negligenciar este aspeto ou pode vir a ter surpresas bastante desagradáveis.
Por hoje é tudo, voltamos para a semana com 11 erros comuns no Ecommerce. Contamos consigo desse lado. Ate lá, boa semana e bons negócios!