Os programas anteriores foram dedicados ao copywriting e ao marketing de conteúdos. Hoje fazemos a introdução a um dos serviços de marketing digital mais importantes, o SEO, com o primeiro de uma série de 4 programas.
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TRANSCRIÇÃO INTEGRAL:
Olá, sejam bem-vindos a mais um SiteMap – o vosso guia para o marketing digital.
No programa de hoje continuamos a apresentar-vos os serviços a que as empresas podem recorrer para conseguirem um marketing mix adequado à concretização dos seus objetivos. Hoje fazemos a introdução a um dos mais importantes: o SEO. Já por aqui falámos dele pontualmente, mas se não teve oportunidade de nos ouvir antes ou se quer saber mais sobre o assunto, então não perca o programa de hoje e os próximos 3.
O QUE É E PARA QUE SERVE O SEO
SEO significa Search Engine Optimization, isto é, Otimização para Motores de Pesquisa. Ou seja, trata-se de um conjunto de técnicas utilizadas para melhorar o posicionamento de um website na lista dos resultados apresentados por motores de pesquisa como o Google quando as pessoas pesquisam qualquer coisa.
Mas atenção, não estamos falar de fazer o site aparecer a quem está a pesquisar pelo nome de uma empresa – isso não é complicado mas quem pesquisa pelo nome da empresa é porque já a conhece; o objetivo é conseguir que o site surja a pessoas que não conhecem a empresa mas que estão a pesquisar produtos ou serviços que ela tem para vender, ou seja, que demonstram interesse. É isso que importa e pode permitir-lhe angariar novos clientes.
Vamos a exemplos. Se pesquisar por “turismo rural no oeste” o primeiro site a aparecer quando realizámos a pesquisa foi o de uma casa de campo do Cadaval, seguida de uma quinta na Lourinhã e de um hotel rural em Peniche. Mas já pensou porquê? Ou seja, como é que o Google decide quais os sites a apresentar e por que ordem?
COMO É QUE O GOOGLE DECIDE O POSICIONAMENTO DO SITES
A coisa funciona mais ou menos assim:
- Através de um programa conhecido como Googlebot ou Spider, o Google rastreia frequentemente a Web à procura de novos sites ou de atualizações a sites existentes, processo conhecido como crawling
- Depois, indexa essas páginas num gigantesco catálogo que guarda em cache
- Quando um utilizador realiza uma pesquisa, o que o Google faz é comparar as palavras pesquisadas com os conteúdos textuais das páginas que tem indexadas
- De seguida, recorre a um algoritmo para analisar a relevância de cada uma das páginas, algoritmo este que incorpora pelo menos duas centenas de fatores de ordenamento on-site e off-site
- E por último, o Google apresenta os resultados considerados mais relevantes para os termos pesquisados e para o que entende ser a intenção da pesquisa do utilizador
Ou seja, os conteúdos alimentam o relacionamento com os potenciais clientes, o que poderá constituir uma vantagem competitiva no momento em que eles decidem comprar um determinado produto ou contratar um serviço.
Numa perspetiva de otimização para motores de pesquisa podemos retirar daqui 3 conclusões rápidas:
- Em primeiro lugar é preciso garantir que as páginas do site são indexadas pelo Google
- De seguida, é importante que os sites falem a linguagem do público-alvo, indo ao encontro da forma como eles pesquisam
- Em terceiro lugar, para aumentar as possibilidades de obter um bom posicionamento, torna-se necessário conhecer o algoritmo do Google, que muda muito frequentemente
Por hoje não temos tempo para mais, mas nas próximas semanas vamos continuar a falar de SEO, aprofundando o tema. Já na próxima semana apresentamos-vos todas as vantagens deste serviço de marketing digital. Não perca.
Até lá, boa semana e bons negócios.