Hoje, começamos a apresentar-vos os vários serviços que uma agência de marketing digital pode prestar-lhe e que poderão ser combinados para ajudar as empresas a alcançar o marketing mix adequado à concretização dos seus objetivos de marketing e vendas.
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TRANSCRIÇÃO INTEGRAL:
Olá sejam bem-vindos a mais um SiteMap – o vosso guia para o marketing digital.
Nos programas anteriores analisámos as transformações que a Internet introduziu no processo de compra e no consumidor e enunciámos as vantagens que as empresas podem obter ao implementarem uma estratégia de marketing digital 360º adaptada à nova realidade.
Hoje, começamos a apresentar-vos os vários serviços que uma agência de marketing digital pode prestar-lhe e que poderão ser combinados para ajudar as empresas a alcançar o marketing mix adequado à concretização dos seus objetivos de marketing e vendas.
WEBDESIGN RESPONSIVO
Uma das primeiras etapas a cumprir quando uma empresa faz uma aposta no digital é, quase sempre, o desenvolvimento de um website. As empresas utilizam-nos para dar a conhecer os seus produtos e serviços, conquistar notoriedade e angariar novos clientes. Mas o acelerado crescimento da utilização de aparelhos móveis trouxe um problema: como apresentar o site em ecrãs que são muito mais pequenos e navegados com os dedos?
Durante muitos anos a resposta foi ignorar estes utilizadores, obrigando-os a fazer zoom constante nos conteúdos apresentados; em alternativa, algumas empresas criavam um website específico para mobile, normalmente uma versão mais reduzida do site principal.
Esta abordagem alterou-se radicalmente com a chegada dos sites responsivos, cujo layout fluido se ajusta automaticamente aos ecrãs em que são visualizados, sejam eles de computadores, tablets ou smartphones.
Já aqui abordámos os aspetos essenciais para um website eficaz e este é, certamente, um deles – criar um website que não sejam responsivo em 2015 é um erro de palmatória.
QUAIS AS VANTAGENS?
- Os websites responsivos melhoram a experiência de utilização – as imagens e textos adaptam-se ao tamanho do ecrã, por isso deixa de ser necessário fazer zoom e conseguir clicar no link em que realmente pretende clicar deixa de ser uma aventura.
- Obviamente, a melhoria da experiência de utilização facilita a conversão – comprar um produto numa loja online ou preencher um formulário de contacto passa a ser tão simples quanto fazê-lo num computador.
- Em terceiro lugar, com um um site responsivo poupa tempo e dinheiro porque só tem de atualizar um website e só precisa de pagar um domínio e um alojamento.
- Os sites responsivos permitem-lhe acompanhar a tendência do mercado – em alguns países o tráfego em smartphones já supera o de PC’s e Tablets juntos.
- Por último, mas muito importante, os sites responsivos são beneficiados pelo Google no ranking dos resultados das pesquisas mobile, por isso obtêm maior visibilidade e conseguem mais visitas – ainda no passado dia 21 de abril o Google alterou o seu algoritmo neste sentido, o que ficou conhecido como “Mobilegeddon”.
Resumindo, se está a pensar apostar no marketing digital, criar um website responsivo deve ser uma das suas prioridades. Para relembrar tudo o que precisa para ter um website eficaz regresse ao programa nº 5 do SiteMap: Sites que geram negócios: 6 características indispensáveis.
Por hoje ficamos por aqui. Para a semana vamos falar de um serviço tantas vezes negligenciado e que é de importante máxima: o web copywriting, ou seja, a criação de textos ajustados às características específicas da leitura online e que são mais capazes de transformar visitantes em clientes.
Até lá, boa semana e bons negócios.